F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Amanhã começam os testes dos pneus para 2017… à «chuva artificial»

O final do G.P. da Alemanha representa, oficialmente, o início da pausa de Verão para as equipas de Fórmula 1. Um período estabelecido anualmente, em que as equipas têm de desligar túneis de vento e demais sistemas de desenvolvimento dos seus carros durante 14 dias consecutivos. Este ano, contudo, não haverá uma paragem total pois, já amanhã, começarão os testes dos pneus de 2017, com Sebastian Vettel e a Ferrari a trabalharem em Fiorano.

Serão dois dias em que o alemão experimentará os pneus com as novas dimensões para 2017: mais 60 mm os da frente (de 245 para 305 mm) e mais 80 mm os de trás (de 325 para 405 mm). Para tal utilizará um Ferrari do ano passado, adaptado tanto a nível aerodinâmico como de suspensões para poder receber os pneus mais largos e para simular as alterações previstas para os carros de 2017. Este primeiro teste será feito com pneus de chuva, sendo para isso a pista de Fiorano encharcada artificialmente.

A Pirelli tinha solicitado às três equipas que irão colaborar nestes testes – Ferrari, Red Bull e Mercedes – que participassem com os seus pilotos titulares, para que as informações prestadas fossem de melhor qualidade. Permitindo, assim, mais rápida evolução dos pneus. Assim se explica que Vettel comece os testes com a Ferrari.

E que, nos dias seguintes, 3 e 4 de Agosto, Daniel Ricciardo esteja com um Red Bull RB11 modificado, no traçado italiano do Mugello, para prosseguir o trabalho, agora com pneus «slick» nas novas dimensões. Recorde-se o plano completo dos testes marcados pela Pirelli para o desenvolvimento dos pneus para 2017:

Teste
Data
Circuito
Equipa
Pneus
1 1/2 de Agosto Fiorano Ferrari Chuva
2 3/4 de Agosto Mugello Red Bull Slicks
3 6/7 de Setembro Barcelona Ferrari Slicks
4 6/7/8 de Setembro Paul Ricard Mercedes Slicks
5 21/22 de Setembro Paul Ricard Mercedes Chuva
6 12/13 de Outubro Barcelona Mercedes Slicks
7 14/15/16 de Outubro Abu Dhabi Red Bull Slicks
8 2/3 de Novembro Abu Dhabi Red Bull Chuva
9 14/15/16 de Novembro Abu Dhabi Ferrari Slicks
10 29 de Novembro Abu Dhabi Todas Validação final

Recorde-se que, durante estes testes, as equipas estão proibidas de experimentar quaisquer evoluções mecânicas ou aerodinâmicas para os carros do próximo ano. E, aos temores já manifestados pela Williams de que estes testes constituam alguma vantagem para as três equipas envolvidas (e que se candidataram, tendo de gastar bastante dinheiro na adaptação dos carros do ano passado), já a Pirelli respondeu que não há quaisquer motivos para as restantes escuderias se preocuparem.

Partilhar Notícia.