F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Equipas têm de escolher pneus para a Austrália… já!

Os novos regulamentos dos pneus, inventados para que as equipas tenham maior liberdade de escolha e para que possam aumentar (teoricamente) as opções estratégicas, acabam por criar situações perfeitamente… surreais! Como esta: as equipas têm até à próxima sexta-feira para indicarem que tipo de pneus quererão usar no G.P. da Austrália que se realiza… a 20 de Março, muito antes de os novos carros «pisarem» pela primeira vez o asfalto!

Se não estivesse escrito «preto no branco» no regulamento quase parecia uma brincadeira mas, lendo o que está estipulado, percebe-se que é mesmo a sério… «Os concorrentes deverão informar a FIA, não menos de oito semanas antes de um evento realizado na Europa ou catorze semanas antes do começo de cada evento realizado fora da Europa quais as especificações dos pneus para piso seco que quererão usar para cada piloto nesse evento».

Recorde-se que, dos 13 jogos de pneus a que cada piloto tem direito para todo o fim-de-semana, a Pirelli define duas misturas só para a corrida (tendo de ser usada obrigatoriamente uma) e deixando um jogo da mais macia (neste caso os supermacios) para a terceira fase (Q3) da qualificação. As equipas ficam, assim, com dez jogos de pneus de que poderão escolher livremente as misturas, tendo de avisar o que pretendem com toda esta antecedência…

Para o G.P. da Austrália a Pirelli levará três compostos, os supermacios, macios e médios e as equipas terão de indicar as misturas que pretendem para os dez jogos de pneus que podem escolher. Embora as equipas não tenham ainda completado os projectos e montagem dos seus carros, muitos menos os primeiros testes, têm já de indicar que pneus vão usar não só na Austrália. O mesmo sucederá também com as provas do Bahrain e da China… O que transforma o que se pretendia ser o fortalecimento do lado estratégico da Fórmula 1 num exercício… de adivinhação!

Acrescente-se que o teste realizado pela Pirelli no Abu Dhabi, após o último Grande Prémio deu uma «benesse» às equipas em relação à corrida australiana, com uma tolerância de uma semana. Ou seja, o prazo termina de facto esta sexta-feira mas as escolhas podem ser apresentadas até dia 17 de Dezembro. Tolerância que deixa de existir para o G.P. do Bahrain, cujas opções têm de ser comunicadas até dia 24 de Dezembro. Há aqui qualquer coisa que não está a funcionar bem…

Partilhar Notícia.