F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

McLaren, Red Bull e Ferrari no teste da Pirelli de Janeiro

Apenas a McLaren (com o piloto de reserva Stofel Vandoorne), Red Bull e Ferrari responderam à chamada da Pirelli, marcando presença nos dois dias de testes na pista francesa de Paul Ricard, a 25 e 26 de Janeiro. Estes treinos serão feitos com a pista encharcada – artificialmente se preciso for, pois a pista tem essa capacidade –, pois apenas servirão para desenvolver os novos protótipos de pneus para chuva da marca italiana. Nem mesmo os intermédios serão ensaiados.

A FIA anunciou, entretanto, que irá monitorizar estes testes para garantir que nenhuma das equipas ganhará qualquer vantagem, já que não é suposto experimentar qualquer componente novo nos monolugares que foram utilizados na fase final do Mundial de 2015. «Para que possam monitorizar que apenas se realizamos testes pedidos pela Pirelli, os observadores da FIA terão total acesso às equipas e às comunicações rádio com os pilotos», adiantou um comunicado da marca italiana.

A Pirelli adiantou que o trabalho se concentrará num novo tipo de pneu para chuva que consegue manter boa capacidade de tracção mesmo quando a pista começa a ficar menos molhada. «Queremos aumentar a ‘janela’ operacional dos pneus». Quanto ao facto de apenas terem respondido à chamada três equipas, a Pirelli desvaloriza, já que sempre afirmou que, de forma a manter as condições da pista estáveis (leia-se quantidade de água), não poderia haver mais de três carros a rodar. Ou seja, se houvesse mais de três equipas, teriam de ser divididas pelos dois dias, rodando apenas uma jornada. Assim, esse problema está resolvido.

Partilhar Notícia.