F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli com os mesmos pneus na Austrália, Bahrain e China

As três primeiras corridas do ano, na Austrália, Bahrain e China, contarão exactamente com as mesmas misturas de pneus da Pirelli. Que, em 2016, serão… três. Assim, a marca italiana nomeou os médios, macios e supermacios para os três Grandes Prémios de abertura do Mundial de 2016, obrigando as equipas a escolher já quantos jogos pretendem de cada qualidade, apesar de estarmos ainda a três meses das corridas e de os novos carros ainda nem estarem construídos…

Cada piloto tem direito a 13 jogos de pneus por Grande Prémio. Segundo as novas regras e a decisão da Pirelli, as equipas terão de pôr já de lado um jogo de médios e outro de macios, tendo de usar obrigatoriamente um deles na corrida. Além disso, têm também de reservar um jogo de supermacios para usar na terceira parte da qualificação (Q3)… se lá chegarem. Sobram, portanto, dez jogos, os quais as equipas são livres de escolher, dentro daqueles três tipos previamente definidos.

O problema deste novo «modus operandis» é que esta escolha, quando se trata de provas fora da Europa, tem de ser feita com uma antecedência de 14 semanas – 8 semanas para corridas europeias –, o que obriga, nestas primeiras corridas, a autêntico jogo de «adivinhação» por parte das equipas!

Partilhar Notícia.