F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli dá até ao fim do mês para FIA definir testes dos pneus para 2017

A Pirelli lançou um sério aviso em relação à preparação do Mundial de 2017, em que é suposto fornecer pneus mais largos à Fórmula 1: ou até ao final deste mês tem tudo clarificado quanto ao plano de testes de desenvolvimento dos novos pneus, ou não se responsabiliza pelo seu fornecimento ara o próximo ano!

A marca italiana já sabe que terá doze dias de testes para desenvolver os pneus e 2017, mas continua sem saber que carro irá usar nem que equipas irão colaborar. «Já estamos muito limitados em tempo, só temos seis meses de trabalho para estudar e desenvolver os novos produtos e não é fácil», declarou o director desportivo da Pirelli, Paul Hembery.

«As equipas querem um pneu perfeito mas, semana após semana, isso é cada vez menos viável. E o nosso ‘deadline’ é o final de Abril. Se não podemos trabalhar como queremos torna-se impossível fazer o que esperam de nós». E Hembery recorda: «Não queremos colocar o nosso nome em risco por não termos os testes ou as informações necessárias para fazermos um bom trabalho. Já vimos que, quando há problemas, a culpa é sempre nossa…».

O contrato de fornecimento e as exigências da FIA quanto às características dos pneus continuam por concretizar. A Pirelli pretende ter um monolugar com a actual tecnologia híbrida, mas já com algumas das evoluções aerodinâmicas que estão prometidas para 2017 para poder experimentar os novos pneus. «Mas também queremos fazer testes preliminares com um carro de 2013 e a definição destes detalhes está a atrasar as negociações», concluiu Hembery.

Por outro lado, as equipas também começam a sofrer com este problema porque a Pirelli não lhes pode fornecer pneus com as medidas correctas para 2017 para serem usados em testes de túnel de vento. E sabe-se como é importante contar com os pneus mais largos nos estudos aerodinâmicos dos futuros monolugares. A marca italiana esperava que o impasse fosse ultrapassado até final da semana… mas não houve quaisquer novidades.

Partilhar Notícia.