F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli deixa escolher os pneus mas… só nalgumas corridas

A Pirelli está disposta a deixar que as equipas escolham livremente com que pneus querem correr em 2016, mas só nalgumas provas. «Noutras essa escolha não será possível por questões de segurança», referiu Paul Hembery, director desportivo da marca italiana fornecedora de pneus à F1, pensando nomeadamente em Silverstone e Monza.

A escolha livre de pneus, em vez da pré-designação actualmente feita pela Pirelli, foi uma das ideias lançadas pelo Grupo Estratégico da F1. Coloca, obviamente, problemas do ponto-de-vista logístico, pelo que a Pirelli se inclina para uma outra solução: «A ideia é ter alguns eventos em que possa haver uma espécie de ‘wild card’ que permita a escolha livre do tipo de pneus».

De momento, a marca italiana está ainda a recolher as mais diversas propostas e diz não haver pressa para tomar uma decisão, pelo menos até finais de Setembro. Antes, porém, a Pirelli pensa criar um novo tipo de pneu – mistura ultramacia, internamente conhecido como super supermacio – para alargar as possibilidades de escolha. Esse pneu experimental deverá ser testado nos treinos livres de Singapura e Abu Dhabi.

A fornecedora de pneus está interessada em fazer um teste no final do ano, provavelmente após o G.P. do Abu Dhabi e na pista de Yas Marina. Contudo, por não estar previsto no calendário oficial de testes, as equipas mostraram logo preocupações com os custos, esperando que fosse a Pirelli a arcar com eles. Mas Hembery respondeu à altura: «Fazemos o teste só com um carro, não precisamos de dez! É só um processo de avaliação e, mais tarde, as equipas terão os testes de pré-temporada».

Partilhar Notícia.