F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Manutenção das rodas de 13 polegadas para lá de 2017 afastam Michelin da F1

A história ainda está meio no segredo dos deuses mas tudo indica que as equipas de F1 já decidiram, de uma vez por todas, manter a utilização de jantes de 13 polegadas em 2017, quando os carros deverão sofrer profundas alterações. Uma decisão que afasta a Michelin da F1, garantindo quase automaticamente a continuação da Pirelli como fornecedora de pneus.

A Michelin mostrou-se aberta ao regresso à F1, mesmo na condição de fornecedor único (que sempre criticou), desde que fossem adoptadas rodas de 18 polegadas, mais consentâneas com o que se passa no mercado automóvel actual. No entanto, as equipas perceberam que as alterações em termos de modificações das suspensões dos carros teriam de ser tão profundas que optaram por manter a rodas de 13 polegadas.

Porquê? Porque, de há muitos anos a esta parte, as suspensões dos F1 são tão rígidas que apenas os pneus conseguem alguma filtragem do que se passa no asfalto. E isso por terem perfis muito elevados, devido às jantes extremamente pequenas que usam. Essa é uma solução que também agrada à Pirelli, pois pneus de perfil elevado significa mais espaço para exibir o nome da marca, sem pagamento extra…

Assim, a única alteração que se espera nos pneus para o triénio 2017-2019 (quando a Pirelli deverá continuar a fornecer a F1) é o alargamento dos de trás, de 325 para 420 mm. O que obrigará, obviamente, a fazer novas coberturas de aquecimento dos pneus e novas jantes. Mas sempre de 13 polegadas.

Partilhar Notícia.