F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Quais os pilotos de F1 mais bem pagos? Veja aqui a lista completa!

Qual dos pilotos do pelotão da F1 alinhados na foto de conjunto recebe o salario mais alto de todos? Nenhum deles! Porque o mais bem pago é precisamente… o que ali falta, Fernando Alonso: a tradicional foto de conjunto de abertura de época foi feita na corrida (Austrália) que o piloto espanhol falhou, a recuperar do acidente nos testes de Inverno, estando Kevin Magnussen no seu lugar. Ou seja, embora a vida não lhe corra pelo melhor nas pistas, em termos de conta bancária Alonso só tem motivos para sorrir!

É, pelo menos, o que se pode concluir da lista anual divulgada pelo «Business Book GP» que refere que o espanhol terá aumentado o seu ordenado em 13 milhões anuais, para 35 milhões de euros, com a passagem da Ferrari para a McLaren. Assim «sofre-se» melhor as agruras provocadas pelo motor Honda… Também a Scuderia teve de «abrir os cordões à bolsa», pois, se pagava 22 milhões a Alonso, passou a pagar 28 milhões a Sebastian Vettel, mais 6 milhões anuais do que o alemão ganhava na Red Bull. No entanto, Vettel pode gabar-se de ser o piloto de F1 mais bem pago deste ano… mas já lá vamos.

Lewis Hamilton fica-se «apenas» pelos 25 milhões anuais, mas terá novo contrato de três épocas a partir de Janeiro em que poderá atingir os 42 milhões por ano, no caso de recolher todos os bónus desportivos previstos! Já o seu colega de equipa, Nico Rosberg, ganha pouco mais de metade (13,5 milhões), ficando mesmo atrás de Kimi Raikkonen, com 18 milhões.

A lista completa divulgada pelo «Business Book GP» mostra-nos ainda que a discrepância de salários na grelha é gigantescamente maior que a diferença de andamentos ou de competitividade entre carros, que a Red Bull tem uma folha salarial surpreendentemente baixa e que, de facto, Bottas é um piloto muito atractivo e fácil de contratar por qualquer uma das grandes equipas (alô Ferrari!), ganhando… metade de Massa! Eis a tabela:

Lugar  Piloto Equipa Salário (€)
1.º Fernando Alonso McLaren 35 milhões
2.º Sebastian Vettel Ferrari 28 milhões
3.º Lewis Hamilton Mercedes 25 milhões
4.º Kimi Raikkonen Ferrari 18 milhões
5.º Nico Rosberg Mercedes 13,5 milhões
6.º Jenson Button McLaren 10 milhões
7.º Felipe Massa Williams 4 milhões
= Nico Hulkenberg Force India 4 milhões
= Sergio Perez Force India 4 milhões
= Romain Grosjean Lotus 4 milhões
= Pastor Maldonado Lotus 4 milhões
12.º Valtteri Bottas Williams 2 milhões
13.º Daniel Ricciardo Red Bull 1,5 milhões
14.º Daniil Kvyat Red Bull 750 mil
15.º Max Verstappen Toro Rosso 250 mil
= Carlos Sainz Toro Rosso 250 mil
17.º Felipe Nasr Sauber 200 mil
= Marcus Ericsson Sauber 200 mil
19.º Will Stevens Manor 150 mil
20.º Roberto Merhi Manor 50 mil

Esta lista contempla apenas os salários, o que significa que, por exemplo, Hamilton e Rosberg já terão amealhado mais uma boa maquia por bónus inerentes aos bons resultados desportivos, o mesmo se devendo passar com outros pilotos, embora a níveis naturalmente menores. E, neste aspecto, Alonso não estará a «facturar» grande coisa…

O piloto que mais engordará a conta bancária este ano será, contudo, Sebastian Vettel, com um total de 50 milhões de euros! Isto porque, além do referido salário de 28 milhões, a Ferrari garantiu-lhe ainda um «rebuçado» gigante para o seduzir a assinar: independentemente dos resultados, o alemão recebeu todos os bónus de «performance», ou seja, até o de ser campeão do Mundo! Uma espécie de presente de boas-vindas… que o alemão se tem esforçado por justificar.


Partilhar.

Acerca do Autor

Enviado-especial do jornal «A Bola» a largas dezenas de Grandes Prémios, nunca deixou de reportar sobre o Mundial, tendo nos últimos anos alargado a sua experiência aos comentários televisivos.