Parece ter sido descoberto o truque que tem dado a grande vantagem dinâmica aos monolugares da Mercedes e que a Red Bull também passou a utilizar este ano. Tudo se centra na frente do carro e é ainda «vestígio» do sistema FRIC – que ligava as suspensões dianteira e traseira por meio de um sistema hidráulico, de forma a manter a altura ao solo o mais constante possível –, entretanto banido. Mas nada do que está a ser feito sai da legalidade!
Foi um artigo na revista alemã «Auto Motor und Sport» que «levantou a lebre», explicando que a Mercedes terá encontrado um «buraco» no regulamento que lhe permite usar um controlo hidráulico da altura ao solo do monolugar. Não se percebe ao certo como tal sistema funciona, apenas que está instalado no «degrau» que foi criado na frente dos monolugares em 2012 – que criou aqueles narizes horríveis –, agora escondido por painéis a que os ingleses chamam «vanity panels».
Esse dispositivo será crucial para a enorme estabilidade demonstrada pelos Mercedes nas curvas de alta velocidade, mas a sua réplica pela Red Bull explica a evolução dos seus carros verificada este ano. No entanto, as outras equipas já terão percebido o que se passa e levaram o assunto a uma reunião técnica com a FIA que, no entanto, está de pés e mãos atadas: dado que não se trata de nenhum dispositivo irregular, a sua proibição obrigaria a uma alteração dos regulamentos técnicos para 2017 o que, nesta altura do ano, só será possível com o acordo de todas as equipas. Ou seja, da Mercedes também…
Mais um caso em que fica demonstrado que, na Fórmula 1, tão importante quanto ter um departamento técnico avançado e recheado de engenheiros competentes e imaginativos, é ter um departamento jurídico extremamente eficaz e especializado para interpretar se as ideiais mirabolantes do departamento de engenharia estão dentro ou fora do que especificam os regulamentos. Porque quem encontra o «buraquinho» certo, pode conseguir uma vantagem que valha um título! Que o diga Ross Brawn com o duplo difusor que lhe valeu o domínio da primeira parte do Mundial de 2009 e o campeonato para a sua equipa e Jenson Button!