As tensões dentro da Ferrari pela falta de resultados parecem começar a ser demasiado fortes e prestes a causar danos. E, atendendo a alguma comunicação social italiana, a corda poderá partir do lado de Maurizio Arrivabene. Os últimos rumores dão mesmo conta de uma certe deterioração das relações entre o director da Scuderia e o presidente da Ferrari (e do grupo Fiat Chrysler Automobiles), Sergio Marchionne, pela falta de resultados.
Actualmente, o segundo lugar do Mundial está ainda ao alcance, mas são já 50 os pontos que separam a Scuderia da Red Bull. E este ano, vitórias nem vê-las… Recentemente promovido à direcção técnica, depois da saída, pouco depois do início do Mundial (e por motivos pessoais), de James Allion, Mattia Binotto parece estar em boa posição para ocupar o lugar de Arrivabene.
Mas dos muitos rumores que voltaram a rodear a Scuderia – um hábito que a fez estar muitos anos sem ganhar títulos e cujo corte foi crucial para os anos dourados de Schumacher… –, o mais bombástico é o que aponta já Eric Boullier, actual director desportivo da McLaren, como substituto de Arrivabene, em 2017! Uma transferência que faria sentido por Boullier também, alegadamente, não se sentir totalmente confortável na McLaren, com a contratação de Jost Capito e com o ambiente que se vive na empresa, procurando afastar Ron Dennis…
E como um mal nunca vem só, a Ferrari voltou a tornar-se permeável às «bocas» que vêm de fora… Primeiro foi o antigo engenheiro Luca Baldisserri a dizer que se vivia um clima de terror, com o medo de falhar a tolher qualquer tentativa de melhoria. Agora foi Flavio Briatore a… apontar alto: «Marchionne investiu muito na Scuderia, mas a sua inexperiência neste desporto penaliza-os muito. A Fórmula é uma besta negra e se não se sabe como a dominar, ele pode devorar-te! E a Ferrari está num impasse, com um orçamento ilimitado mas com as mesmas pessoas há dois anos. Não tem desculpas!».