Embora tenha estabelecido, no último G.P. da China, o melhor tempo alguma vez conseguido na troca dos quatro pneus, a Mercedes tem sido constantemente batida pela Ferrari naquela tão delicada quanto crucial operação. E Niki Lauda clama que está na hora da equipa campeã do Mundo elevar a fasquia na troca de pneus.
A Scuderia tem ganho quase meio segundo na maioria das paragens, o que pode ser a diferença entre ganhar ou perder um lugar. É certo que foi mais devido a um problema técnico – a «pistola» não encaixou bem no cubo da roda traseira-esquerda – que Hamilton perdeu muito tempo na sua primeira paragem em Espanha e viu frustrado o seu primeiro ataque a Vettel. Mas nas restantes nunca a Mercedes conseguiu os mesmos tempos da Ferrari.
E Lauda explica porquê: «A Mercedes adoptou a estratégia de demorar alguns décimos mais para se assegurar que as rodas estavam correctamente montadas, mas temos de mudar a nossa atitude e mostrar-nos mais reactivos porque a concorrência não dorme», disse o presidente não-executivo dos campeões do Mundo.
«A Ferrari tem sido claramente mais rápida neste exercício. Penso que podemos fazê-lo mais depressa porque isso poderá ser crucial para manter as posições durante a corrida». Niki Lauda pode parecer sempre descontente e refilão mas, neste particular, tem razão. Porque, se a vantagem dos seus carros é tão grande que quase parece ridículo estar a contabilizar décimos, a verdade é que, numa pista como Barcelona, Hamilton nunca esteve em situação de ultrapassar Vettel…