Nico Rosberg arrisca-se a perder cinco lugares na grelha para o G.P. da Hungria, logo um daqueles em que uma penalização dessas é mais «cara» pelas habituais dificuldades em ultrapassar. Mas é perfeitamente natural que o alemão tenha de mudar a sua caixa de velocidades, sofrendo a referida punição. Isso é, contudo, coisa que só mesmo no Hungaroring se saberá.
Estamos todos recordados do problema que Rosberg encontrou com a caixa de velocidades do seu Mercedes no G.P. da Grã-Bretanha que, a certa altura, ficou bloqueada em sétima. Foram, aliás, as instruções recebidas nessa altura via rádio que lhe custaram o 2.º lugar, pelos 10 segundos de penalização.
Como a FIA sela as caixas de velocidades após cada corrida, de forma a que as equipas não lhes possam mexer nas fábricas, só quando chegarem à pista húngara, a meio da próxima semana, os técnicos da Mercedes poderão inteirar-se do seu estado e saber se poderá continuar a ser usada. Se não puder e tiver de ser trocada, os cinco lugares de penalização na grelha serão inevitáveis, numa pista que não tem sido fácil para a Mercedes que nunca ali ganhou!
Segundo as regras em vigor, as caixas de velocidades têm de ser usadas em seis corridas consecutivas. Veja-se o caso de Sebastian Vettel que já foi penalizado por duas vezes, nas últimas duas corridas, por trocas de caixa fora do tempo…