Estarão os «ventos da sorte» a mudar para os lados de Maranello? As notícias de hoje são as melhores que Sebastian Vettel podia esperar, o alemão que ficou em ânsias após aquele bizarro incidente no final da corrida da Malásia, sem saber se a sua caixa de velocidades teria ficado afectada. Pode respirar de alívio, a caixa está em condições de ser usada em Suzuka, pelo que não haverá lugar a penalização na grelha!
O embate com Lance Stroll provocou avultados estragos na traseira do Ferrari e logo se colocou a possibilidade de ter afectado a caixa de velocidades. Que era nova, montada para aquela corrida, pelo que terá de fazer um total de seis provas, ou seja, mais cinco Grandes Prémios. Se a caixa tivesse de ser trocada, Vettel penalizaria cinco lugares na grelha no próximo fim-de-semana, no Japão.
Este episódio bizarro colocou, aliás, a Ferrari num «limbo» legal e, que nada podia fazer parta evitar a penalização… Poderia trocar a caixa se não tivesse terminado a corrida, mas acabou-a. Poderia invocar «motivos de força maior» se tivesse sido vítima de acidente durante a corrida e esse acidente tivesse provocado uma avaria na caixa… mas a corrida já tinha terminado!
Assim que o carro foi desmontado, a caixa foi enviada de imediato para Maranello, onde foi revista ao mínimo detalhe. A conclusão do departamento técnico da Ferrari é que não ficou danificada, podendo voltar a ser usada. Claro que não é uma verificação exaustiva, pois a caixa não pode ser aberta, não podendo por isso ser verificados todos os componentes internos, mas o seu funcionamento não apresentou problemas.
Agora, «voará» até Suzuka, onde os mecânicos da Ferrari a deverão montar no carro de Vettel antes do treino livre de sábado de manhã, altura em que tudo o que será usado na qualificação (logo, na corrida) terá de estar montado no carro. E esperar que os 60 minutos do treino mostrem que a revisão foi correctamente feita e que a caixa não tem, de facto, qualquer problema. Para já, Vettel e todos os ferraristas suspiram de alívio!