Sebastian Vettel é da opinião que o maior problema da Fórmula 1 é de… falta de liderança! O piloto alemão não concorda que a disciplina não proporcione um bom espectáculo ou que, como disse Lewis Hamilton, «esteja estragada», mas defende que as últimas e confusas decisões tomadas, nomeadamente em relação ao novo formato das qualificações, se devem apenas a clara falta de liderança.
«Tem sido um pouco caótico, nas semanas anteriores ao início da competição começam a inventar novas regras e formato para a qualificação, é todo um conjunto de decisões em que é justo dizer-se que há falta de liderança», comentou o piloto da Ferrari que assumiu ser contra a alteração aprovada para este ano: «Não sou fã deste novo formato e acho que falo em nome de todos os pilotos quando digo que não percebemos o que havia de errado com o anterior formato e qual a necessidade de o alterar».
Vettel diz compreender que a incerteza que o novo formato da qualificação poderá introduzir na decisão das grelhas de partida não compensa os valores que se perdem: «É importante que o desporto se mantenha um desporto. Percebo a excitação de algumas pessoas pela incerteza que vai criar, mas acho mais importante que continue a ser um desporto e que, no final, o piloto mais rápido fique no topo da grelha entre as equipas mais fortes».
E o tetracampeão do Mundo vai ainda mais longe: «Sempre foi esse o ADN da Fórmula 1 desde que eu me lembro. Tentar mudar isso de forma tão extrema é ir na direcção errada, criar o caos e criar enorme criticismo entre os pilotos e os fãs. É por isso que digo que estas coisas só podem aparecer por falta de liderança».