Pode vir aí uma nova forma de assistir em directo às corridas de Fórmula 1, através de uma aplicação que estará a ser desenvolvida pela própria Formula One Management (FOM) e que permitirá assistir à transmissão televisiva por «streaming online»! Consta até que as experiências já estão em curso, mas não é certo que a dita aplicação esteja pronta já para o Mundial de 2016.
Isto significa que, finalmente, a organização liderada por Bernie Ecclestone começa a dar o braço a torcer perante a nova realidade das redes sociais (já não tão nova assim…). E a perceber que, se não se libertar da televisão, permitindo a visualização da F1 via Internet e em plataformas como smartphones, tablets ou computadores, nunca conseguirá chegar ao público mais jovem que é, actualmente, um dos principais problemas da Fórmula 1.
Por outro lado, com esta aplicação procura fazer algo em relação ao fenómeno da pirataria informática, com a utilização de sites de «streaming» para ver as transmissões de canais que emitem a Fórmula 1 por subscrição. Para não concorrer directamente com estes, a transmissão para essa aplicação teria uma realização independente e diferente, eventualmente com motivos de interesse mais virados para um público mais jovem.
Segundo as primeiras informações, através da nova aplicação, para ver um Grande Prémio o utilizador terá de pagar 1 €, ou seja, um Mundial completo ficaria por cerca de 20 €, uma verba comportável até para um público jovem. Uma ideia que interessou também às equipas, por ser mais uma fonte de receita que poderá aumentar o pecúlio a distribuir entre eles todos os anos. Por fim, este novo suporte abre também uma nova janela de oportunidade para receitas publicitárias, não só por tornar a F1 acessível a um público muito mais extenso nos países onde já chega, mas também por passar a estar disponível em países onde não há canais televisivos a transmitir as corridas!