Foi uma dos grandes, senão o maior duelo da corrida de Silverstone, o que foi travado entre Sebastian Vettel e Max Verstappen, luta rija, com ambos os carros a passarem os limites da pista, pilotos a batalharem de forma impiedosa e os fãs a delirarem! Uma luta como deve ser, com respeito entre ambos que sempre deixaram margem de manobra um ao outro, mesmo se tudo aquilo se passou muito… «no fio da navalha»!
Claro que, no calor da luta e dos momentos que se seguiram à corrida, teria de haver alguns lamentos a que nem se pode chamar queixas… Na entrada para Stowe, Vettel estava por dentro e adiou de tal forma a travagem que não só forçou Verstappen a ir para lá dos limites da pista como até o Ferrari também os passou! E logo o holandês se ouviu no rádio, «mas ele quer brincar aos carrinhos de choque?!», antes de lançar o contra-ataque na esquerda seguinte, levando agora Vettel a ter de passar os limites da pista, levantando a mão em protesto.
Um duelo de «cotovelos de fora», testosterona no máximo, como devem ser nas corridas de automóveis. Mas com honestidade de ambos os pilotos, sempre deixando margem de manobra ao outro e evitando contactos. Foi bonito! Apesar de ter ficado atrás na classificação e de ter acabado ultrapassado nas paragens nas boxes, Verstappen estava com o ego inchado! «Eu sabia que ele era mais rápido que eu, por isso tentei ficar à frente, fazendo tudo o que podia. Felizmente, não me conseguiu passar na pista, o que me deixou muito satisfeito!».
Vettel não estava propriamente zangado com as já famosas manobras defensivas de Vestappen, mas ainda referiu a sua habitual tendência de mudar de tajectória na fase de travagem… «Não posso dize que estivesse à espera, mas já sabemos que ele é um pouco saltitão nessa fase… Ele tenta defender com tudo o que tem mas, a certa altura, tem de se comprometer com uma linha de trajectória. Mas estou certo de que há-de acabar por acalmar, afinal também não fez ainda tantas corridas assim».
O alemão da Ferrari defendeu mesmo que, na luta ente ambos, em nenhuma altura Verstappen tinha… passado das marcas: «Não, de todo, mas podemos sempre perguntar: o que ganhou ele com aquilo? Era óbvio que eu era mais rápido e acabei por o passar no ‘pit stop’. E ele já acalmou bastante, é um processo normal», explicou Vettel que deu como exemplo o duelo que travou com Bottas (e que perdeu) em que não houve quaisquer situações mais… apertadas.