Valtteri Bottas acabou mesmo por não correr o G.P. da Austrália, mesmo depois de uma longa noite de repouso. O finlandês sentira uma forte dor nas costas numa forte travagem durante a segunda parte da qualificação e, apesar do 6.º lugar na grelha que conseguiu, saíra do Williams com visíveis dificuldades. Parece ter estirado um disco da coluna, sofrendo dolorosos espasmos musculares e a avaliação médica feita antes da corrida mostrou que não estava apto…
«Valtteri foi avaliado pela equipa médica da FIA e, na sequência de alguns testes, o Delegado Médico da FIA declarou Valtteri inapto para participar na corrida», revelou o comunicado da Williams. Para serem dados como aptos, os pilotos têm de passar por alguns testes, nomeadamente a velocidade a que conseguem sair do carro e um outro em que têm de dobrar os joelhos passando-os sob o volante. Obviamente o finlandês terá falhado um desses testes pelas dificuldades com as costas.
Mas não foi o único e nem arrancar… Daniil Kvyat ficou parado numa das voltas que os pilotos fazem, passando pelas «boxes», antes de se colocarem na grelha. A avaria terá sido da caixa de velocidades – que já tinha dado problemas nos treinos de sábado –, encravada em 5.ª.
Para completar um fim-de-semana de pesadelo, a McLaren também perdeu Kevin Magnussen ainda antes de a grelha se formar, quando o motor Honda entregou a alma ao criador… A McLaren ficou com apenas um carro para uma corrida que, segundo Ron Dennis, seria encarada como uma sessão de testes…
E embora tenham arrancado, os dois Lotus ficaram de fora logo na 1.ª volta, com Maldonado a despistar-se ao ser tocado na curva 2 e Grosjean a parar na «box» com uma avaria mecânica.