Poderá a Apple estar interessada em entrar no negócio de muitos milhões para comprar os direitos comerciais da Fórmula 1?! O alegado interesse da companhia dos «i’s» – do iPhone ao iPad e, diz-se, em breve ao iCar – já não é rumor de agora, mas voltou a ganhar força pela necessidade da marca da maçã em dinamizar a Apple TV que não está a conhecer o sucesso aguardado no lançamento.
Os direitos comerciais da F1 pertencem na sua maioria, desde 2006, a um fundo de investimento norte-americano, a CVC Capital Partners, afinal os verdadeiros patrões de Bernie Ecclestone. Há alguns anos que a CVC tenta rentabilizar o seu investimento, quer vendendo uma parte (nunca encontrou investidor à altura), quer tentando lançar parte significativa do capital na bolsa de Singapura, o que nunca conseguiu, por esta ou aquela razão.
O interesse da Apple na compra da Fórmula 1 teria duas vertentes: por um lado o esforço que a companhia vem fazendo para se diversificar; por outro, alimentar o seu sistema de «media» digital e «streaming», a Apple TV, que tem conhecido menos sucesso que o inicialmente previsto.
Com um «plus» adicional: se passasse a controlar os direitos comerciais da F1, a Apple ganharia acento no Conselho Mundial da FIA, o que lhe poderia abrir portas importantes, quando tem entre mãos o seu projecto de automóvel eléctrico e autónomo.