F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Os dois aniversários de Silverstone… com tanto em comum!

Já aqui tínhamos trazido os 40 anos da estreia da Renault na Fórmula 1, cuja primeira corrida foi precisamente o G.P. da Grã-Bretanha e, por uma feliz coincidência, disputado também num dia 16 de Julho – em 1977 a prova realizou-se num sábado, ver aqui. Mas a Renault juntou-se à Williams que também está, este ano, a comemorar o seu 40.º aniversário enquanto equipa de Fórmula 1.

Daí que, em Silverstone, se tenham juntado monolugares de outros tempos de ambas as escuderias e até alguns com pontos em comum, como o Williams/Renault com que Nigel Mansell conquistou o título Mundial de 1992. Houve desfiles para todos os gostos, a Renault –sempre divertida a recordar aos britânicos as «bocas» da chaleira amarela que… tiveram de engolir! – com René Arnoux a guiar o RS01 e Fanck Montagny a pilotar o RS40.

arnren

Já na Williams, Karun Chandok tripulou o FW14B com que Nigel Mansell dominou o Mundial de 1992, estando ainda presente o FW07B com que Alan Jones se sagrou campeão em 1980. Sempre espectacular é a exibição do protótipo de seis rodas que nunca chegou a correr, o FW08B construído em 1982, mas morto à nascença pela proibição entretanto imposta pela FIA aos carros de mais de quatro rodas…

Nesta festa conjunta de 40.º aniversário entre a Renault e a Williams nem faltou um modelo de estrada que ficou como referência não só entre os pequenos desportivos como do que poderia ser a colaboração entre um construtor automóvel e uma equipa de F1: na época muito bem-sucedida dos Williams/Renault, a marca francesa lançou uma versão especial do seu Clio mais desportivo, o Clio Williams que se tornou um dos modelos mais populares nos ralis para se ser competitivo a preços acessíveis!

Partilhar Notícia.