Sebastian Vettel surpreendeu no terceiro treino livre para o G.P. do Mónaco ao obter o melhor tempo, batendo os Mercedes por dois décimos e mostrando-se como verdadeira ameaça. É verdade que a equipa campeã do Mundo optou por um treino em que os seus pilotos procuraram fazer longas séries de voltas com os pneus supermacios para julgarem da sua resistência, mas Vettel obteve a melhor marca com um jogo daqueles pneus já com algumas voltas «em cima»…
Por isso, a qualificação pode prometer uma batalha acesa entre Hamilton, Rosberg e Vettel, sabendo-se bem da importância crucial da «pole position» na corrida monegasca – 10 vitórias nas últimas 11 edições!
Numa pista onde os motores não são, de facto, factores decisivos, Danial Ricciardo (Red Bull) e Carlos Sainz (Toro Rosso) conseguiram, respectivamente, os 4.º e 5.º tempos, batendo Kimi Raikkonen que teve um treino muito curto: apenas ao fim de meia-hora, saiu em Ste. Devote, no final da recta da meta e danificou a suspensão traseira esquerda do Ferrari… O mesmo sucedeu a Max Verstappen (Toro Rosso) mas na curva de entrada da recta da meta.
Se Button obteve um promissor 8.º tempo, atrás de Kvyat (Red Bull), os Williams parecem estar em dificuldades, numa pista em que a capacidade de tracção (uma das fraquezas do FW37) é fundamental. A qualificação começa às 13 horas de Portugal Continental.