Oficialmente, foi a Williams a primeira equipa a mostrar imagens do seu Fórmula 1 para o Mundial de 2017, ao revelar um vídeo ainda feito em computador em que mostra como será o FW40 – recorde-se que, por a escuderia britânica comemorar este ano o seu 40.º aniversário, «salta» o FW39 passando directamente para o FW40.
Talvez por a fasquia das expectativas para os novos carros estar muito elevada por tudo o que se foi dizendo acerca dos regulamentos para este ano, as primeiras reacções ao FW40, por parte da opinião pública, estão a ser algo retraídas… Mas a verdade é que este é um monolugar de visual muito mais espectacular que o do ano passado, pela maior largura de todo o carro e da asa traseira, bem como pela posição mais baixa e larga da asa traseira.
A apresentação do carro… real está marcada para dia 25 de Fevereiro, mas aqui ficamos com um primeiro «gostinho» deste monolugar que, para já, mantém um «bico» semelhante ao do FW38 e ganha a já esperada «barbatana de tubarão», embora num formato diferente e com menor dimensão face ao usado nos carros de 2008.
Felipe Massa já testou o carro no simulador, tendo-o experimentado na pista de Barcelona e explicou: «O carro vai ser mais lento de recta por causa do arrasto, mas bem mais rápido nas curvas. Mas vai ser bem diferente de 2008. É um carro com muito mais aderência, maior carga aerodinâmica e um motor ainda mais potente! Este V6 híbrido é quase como era o V10. Talvez seja um pouco mais difícil de seguir o carro da frente, mas isso teremos de ir guiando e aprendendo», comentou o brasileiro que formará, com Lance Stroll, a dupla com maior diferença de idades da Fórmula 1 desde os anos 60: 17 anos e meio!