F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alesi enlouqueceu o Canadá há 20 anos… na sua única vitória na F1

Efemérides na F1 é coisa que, como facilmente se imagina, sucedem todos os dias. É normal, ao fim de 65 anos de corridas e de largas centenas de pilotos envolvidos… Mas esta é especial: faz hoje, dia 11 de Junho, precisamente vinte anos que Jean Alesi – que também comemora hoje o 51.º aniversário – obteve a sua única vitória na Fórmula 1 e ao volante de um Ferrari, num agitadíssimo G.P. do Canadá.

Alesi sempre foi visto como um futuro campeão em potência, em especial depois do seu «roda-com-roda» em Phoenix-1990, num modesto Tyrrell contra o «papão» McLaren/Honda de Ayrton Senna. A sua ida para a Ferrari, no ano seguinte, acabou por ser quase natural, mas os resultados nunca foram aqueles que ambas as partes esperavam nos cinco anos em que esteve na Scuderia…

Correndo no circuito de Gilles Villeneuve e com o n.º 27 no seu carro – número para sempre ligado ao mítico piloto canadiano – Alesi conseguiu a vitória no seu dia de anos e depois de muitas peripécias que terminaram… com o seu Ferrari a parar na pista sem gasolina na volta de reentrada das «boxes», proporcionando depois a célebre foto do piloto francês a apanhar boleia do Benetton de Michael Schumacher.

Problemas mecânicos de Damon Hill e despiste de David Coulthard, nos dois Williams/Renault, e uma avaria na caixa que obrigou Schumacher a perder algum tempo nas «boxes» foram tirando os adversários da sua frente, até passar a meta e provocar uma autêntica explosão de alegria dos espectadores que… invadiram a pista antes de todos os pilotos terem completado a 69.ª e última volta! A classificação final foi, por isso, a da 68.ª volta, com os dois pilotos da Jordan/Peugeot (Barrichello e Irvine) nos lugares seguintes.

Ironicamente, seria no final da época em que obteve a sua única vitória que Jean Alesi seria dispensado pela Ferrari, prosseguindo a carreira na Benetton, seguindo-se a Sauber, Prost e Jordan, até se retirar, no final de 2001. Para o seu lugar na Ferrari entraria Michael Schumacher, iniciando-se a era por demais conhecida…


Partilhar.

Acerca do Autor

Enviado-especial do jornal «A Bola» a largas dezenas de Grandes Prémios, nunca deixou de reportar sobre o Mundial, tendo nos últimos anos alargado a sua experiência aos comentários televisivos.