F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Calendário definitivo para 2018 e… ralhete ao G.P. do Brasil

Aprovado em definitivo, depois de vários esboços, o calendário do Mundial de F1 de 2018, há algumas alterações a realçar. Os regressos da Alemanha (depois da ausência deste ano) e, em especial, da França (última prova foi em 2008) são as maiores novidades de um campeonato com 21 corridas e que arranca, como é da tradição, na Austrália, em Melbourne, a 25 de Março. O calendário foi revelado juntamente com um sério aviso aos promotores do G.P. do Brasil, pela falta de segurança em torno da prova de Interlagos…

A primeira mudança respeita logo à segunda prova, com Bahrain e China a trocarem de ordem, passando Xangai a receber a terceira prova, a ver se já consegue proporcionar melhores condições meteorológicas… A quarta prova será o G.P. do Azerbaijão, antecipado relativamente ao lugar das anteriores duas edições (Junho) e para o «slot» que costumava ser da Rússia. Que salta para a fase final do campeonato, entre Singapura e Japão, onde antes estava a Malásia…

Esta movimentação deste autêntico «jogo de xadrez» esteve relacionada com a necessidade de abrir mais datas no Verão para encaixar os regressos do G.P. de França, em Paul Ricard, e do G.P. da Alemanha, em Hockenheim. Mesmo assim, ainda houve as dores de cabeça adicionais de evitar coincidir com a data das 24 Horas de Le Mans e de «fugir» à final do Campeonato do Mundo de futebol… Daí que tenha sido tomada uma medida inédita na história do Mundial de F1: ter três fins-de-semana seguidos de Grandes Prémios, com Áustria, França e Grã-Bretanha todos de enfiada.

Tal como este ano, o Mundial terminará no Abu Dhabi, precisamente oito meses depois de ter começado, respeitando as três semanas de paragem no Verão, outo motivo para a jornada tripla. O calendário ficou assim definido:

Grande PémioData
1 Austrália (Melbourne) 25 de Março
2 Bahrain (Sakhir) 8 de Abril
3 China (Xanghai) 15 de Abril
4 Azerbajão (Baku) 29 de Abril
5 Espanha (Barcelona) 13 de Maio
6 Mónaco (Monte Carlo) 27 de Maio
7 Canadá (Montreal) 10 de Junho
8 França (Paul Ricard) 24 de Junho
9 Áustria (Spielberg) 1 de Julho
10 Grã-Bretanha (Silverstone) 8 de Julho
11 Alemanha (Hockenheim) 22 de Julho
12 Hungria (Budapeste) 29 de Julho
13 Bélgica (Spa-Francorchamps) 26 de Agosto
14 Itália (Monza) 2 de Setembro
15 Singapura (Marina Bay) 16 de Setembro
16 Rússia (Sochi) 30 de Setembro
17 Japão (Suzuka) 7 de Outubro
18 Estados Unidos (Austin) 21 de Outubro
19 México (Cidade do México) 28 de Outubro
20 Brasil (Interlagos) 11 de Novembro
21 Abu Dhabi (Yas Marina) 25 de Novembro

Relativamente ao G.P. do Brasil, e depois de na edição deste ano se terem verificado três casos de assalto a elementos de equipas de F1 e da FIA quando abandonavam o circuito de Interlagos, os promotores da prova receberam um sério aviso, com exigências por parte da FIA e da Liberty Media para reforçarem a segurança e contratarem um perito externo que indique as principais alterações a introduzir no esquema que este ano falhou clamorosamente. Entre as exigências está a criação de um pequeno posto de polícia no próprio circuito e a melhoria das comunicações dos serviços de segurança, da polícia e dos responsáveis pela F1.

Partilhar Notícia.