F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Lauda acusou Marko de precipitação e gastar demais na renovação de Verstappen!

Se Helmut Marko tem falado com Niki Lauda antes de ter assinado o novo contrato com Max Verstappen teria garantido a continuação do piloto holandês na Red Bull até 2020, como conseguiu… por muito menos dinheiro! Marko e Lauda travaram um animado diálogo num programa da televisão austríaca «Servus TV» (que pertence à Red Bull) e o homem da Mercedes, na sua habitual forma directa de abordar os problemas, pôs tudo em pratos limpos… deixando o homem da Red Bull numa situação delicada.

Recorde-se que a equipa austríaca assegurou a continuação de Verstappen até 2020 renovando-lhe o contrato até 2020, incluindo obviamente um chorudo aumento de ordenado. Ainda assim, longe do que ganham os mais bem pagos da F1. Uma manobra rápida da Red Bull por temer que a Mercedes lhe levasse o seu «menino-prodígio», depois de ter visto (foi à vista de toda a gente) Jos Verstappen, pai do seu piloto, numa longa conversa com Toto Wolff, director da equipa tetracampeã.

Afinal… Lauda garante que a Mercedes «nunca falou» com Verstappen sobre mudança de equipa e que a pressa da Red Bull em «agarrar» o holandês lhe custou muito mais dinheiro. Na conversa televisiva, Lauda disse: «Nunca lhe propusemos um contrato», ao que Marko reagiu com uma gargalhada dizendo apenas «oficialmente não…».

Então Lauda decidiu explicar: «Tenho uma excelente relação com o Helmut. Muitas vezes partilhamos o avião. Mas quando ele se torna teimoso e pensa que algo lhe vai ser tirado, assina logo um contrato! Foi para Austin, encontrou o pai [de Verstappen] e assinou». E, virando-se para Helmut Marko: «Digo-te sinceramente, se tivéssemos falado antes tinhas poupado bastante dinheiro! Nunca falámos com ele sobre dinheiro»

Sentindo-se desconfortável, Marko tentou uma escapadela humorística… o que não é de todo a sua especialidade: «Ponhamos as coisas desta forma: então não houve qualquer proposta. Obrigado. Obrigado por tentares ajudar-nos a poupar dinheiro. Mas nós não vos vamos ajudar. Vocês não têm alternativa ao Hamilton, têm de lhe pagar aquilo que ele exigir». Ao que Lauda, com todo o «fairplay», se limitou a responder: «Tudo bem, não tenho objecções a isso. O Max apenas usou uma hipótese para obter um bom aumento de salário…».

Marko explicou então como convenceram Verstappen a continuar na Red Bull e, de forma indirecta, quase confirmou a possibilidade de a Honda vir a fornecer motores nas temporadas de 2019 e 2020! «Mostrámos-lhe os nossos planos para os próximos anos, garantimos-lhe que os elementos mais importantes da nossa equipa estão comprometidos connosco até 2020 e que temos uma alternativa em termos de fornecimento de motores. E isto não é nenhum segredo…foi isto que o convenceu. Claro que ele aproveitou para conseguir um aumento de salário, mas está longe do Hamilton ou de Vettel. Quando ganhar campeonatos talvez possa chegar a esse nível».

Lauda não perdeu a oportunidade de meter mais uma farpa: «Quando ele for campeão do Mundo poderá ganhar o mesmo que o Hamilton? Vocês vão pagar-lhe como nós pagamos?!». Marko foi mais contido na resposta: «Para as proporções da Fórmula 1, a nossa equipa está num nível relativamente baixo de salários fixos. Mas temos bons bónus!». Enfim, uma saudável e divertida «embirração» entre dois austríacos com muitos anos de corridas, dois enormes pilotos de outras eras, a combaterem num diálogo como estavam habituados a fazê-lo nas pistas!

Partilhar Notícia.