A ascensão meteórica de Max Verstappen nos automóveis e, em especial, na Fórmula 1 que teve o seu auge na vitória no G.P. de Espanha, está intimamente ligada com a formação intensa e rigorosa que teve durante os tempos do karting, segundo o seu pai, Jos Verstappen, ele próprio ex-piloto de F1. «A educação na sua juventude, em que teve acesso a enorme manancial de informação foi crucial, passei horas e horas com ele», revelou.
É verdade que a dupla pai e filho se fazia notar nos kartódromos por essa Europa fora e que o jovem Verstappen cedo deu nas vistas, com bons resultados e uma condução super rápida. Contam também os que com eles partilharam os «paddocks» que a vida do jovem Max não era propriamente fácil, perante o grau de exigência e a dureza com que o pai Jos o «moldava»… «Cada manobra que ele fazia ou cada erro que cometia, falávamos muito sobre isso. Não a gritar, apenas a falar e a explicar-lhe». É aqui que muitas fontes divergem nos factos, havendo até relatos de algumas explicações mais… físicas.
Mas continuemos… «É por todo esse trabalho que ele é tão rápido para a sua idade», diz Jos que reconhece: «Acho, sinceramente, que ele é melhor do que eu era. Aliás, há muito que o sei!». O ex-piloto da Benetton e da Arrows – que chegou a ir ao pódio mas nunca venceu – acha que também a sua experiência contribuiu para o rápido crescimento do filho como piloto. «Conheço os meus pontos fortes e os meus pontos fracos… E claro que também é preciso alguma sorte para se chegar ao topo, estar no sítio certo na hora certa e nós, felizmente, tivemos isso».
Por outro lado, Jos Verstappen destaca a forma como o filho Max sempre lidou com a pressão extra: «Desde que se sentou num carro que teve alguém a olhar para ele. Mas fez um trabalho notável, mantendo-se sempre tranquilo e isso é algo muito especial. Aliás, quando se faz uma corrida como a que ele fez em Espanha mostra-se que se está mais que pronto!». Até chegar aqui, na sua ascensão fulgurante, o jovem Max teve um processo de aprendizagem rápido e intensivo. O pai Jos foi um professor duro e implacável. Mas os resultados estão à vista!...