A imprensa holandesa agitou-se hoje com a notícia de que Giedo van der Garde e a Sauber poderão ter já chegado a um acordo que passará por uma indemnização ao piloto no valor de 15 milhões de euros, segundo adiantou o «Volkskrant». Já o «Algemeen Dagblad» avançou que o «manager» do piloto prepara uma declaração ainda durante esta semana, tendo a compensação financeira sido calculada com base nos dois anos de contrato que Van Der Garde tinha com a Sauber, mais os custos judiciais.
Recorde-se que Van der Garde pôs a Sauber em tribunal, reclamando ter direito a guiar um dos carros da equipa nesta época, segundo um contrato reconhecido como válido por um tribunal arbitral suíço. Decisão posteriormente ratificada pelo Supremo Tribunal de Vitória, o estado australiano onde fica Melbourne, que ordenou à Sauber que desse um lugar na equipa ao piloto holandês.
Perante este imbróglio jurídico e atendendo à má imagem que estava a dar à F1, consta que Bernie Ecclestone se envolveu directamente nas negociações. E que terá falado com o seu «colega milionário» Marcel Boekhoorn, principal apoiante e… sogro de Van der Garde. Consta que, dos 15 milhões de euros que a Sauber terá de dar a Van der Garde, uma parte poderá ser em acções da própria equipa a entregar a Boekhoorn.