F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Directores da Mercedes rendidos à corrida de Verstappen!

Lewis Hamilton pode ter tido um Grande Prémio imaculado para conseguir a sua primeira vitória na terra do seu grande ídolo, Ayrton Senna, mostrando-se emocionado por isso, no final. Mas, apesar desse marco e do domínio exercido em condições tão difíceis, todos os focos se concentraram na actuação de Max Verstappen que deixou todos maravilhados… até os principais adversários!

«Foi o Verstappen ‘show’!», reconheceu Toto Wolff, director da Mercedes. «Foi um festival de condução inacreditável, um espectáculo fantástico de se ver. Ele parece conseguir redefinir as leis da Física», comentou o chefe de Hamilton. Niki Lauda que não costuma ser muito expansivo nem em relação aos seus pilotos, também não poupou elogios ao jovem holandês: «Fez um trabalho soberbo! Já sabia que ele era bom, mas hoje provou verdadeiramente tudo o que pode fazer!», disse o presidente não-executivo da equipa Mercedes.

O jovem Max conseguiu até impressionar… o próprio pai Jos, ele próprio ex-piloto de F1 e responsável pela sua formação! «Tenho de reconhecer que nesta prova até a mim me conseguiu surpreender… Já vi muitas corridas dele, mas como esta nunca tinha visto nenhuma!», declarou Jos Verstappen.

Não foram apenas as ultrapassagens a Raikkonen e a Rosberg, nem tão-pouco a forma como «salvou» o Red Bull quando este chegou a estar perpendicular aos «rails» que fizeram desta uma prova especial para Verstappen. É que a sua equipa cometeu alguns erros estratégicos, apostando erradamente nos pneus intermédios e se ainda teve direito a uma emenda «grátis», numa das paragens da corrida, a outra foi feita com custos elevados para o holandês que, a 17 voltas do final, estava em 15.º.

No entanto, com pneus em muito melhor estado que os dos seus adversários (embora já usados), foi por ali acima ultrapassando de todas as formas e por todos os lados, numa actuação de encher o olho. E que levou até o seu chefe de equipa, Christian Horner, a compará-la com algumas das mais célebres exibições de Ayrton Senna ou Michel Schumacher à chuva! «Esteve ao mesmo nível, é com esses grandes momentos que temos de a comparar. Aquilo a que assistimos foi algo de muito especial, não é muito frequente ver algo assim no desporto automóvel!».

E Horner exultou os feitos do seu jovem recruta: «Todos estes pilotos tiveram longas experiências no ‘karting’ mas foi o Max que foi buscar todas as técnicas que aí se empregam, curvando mais por fora e indo buscar aderência onde mais havia para ganhar velocidade. A ultrapassagem a Rosberg é magistral, mas foram todas fantásticas!».

E o que tinha o visado Max Verstappen a contar da forma como ganhou lugares e da sua corrida? «Usei muitas das técnicas que fui aprendendo nos ‘karts’ e na Fórmula 3 e como indo atrás deles não se via nada, optei por arranjar trajectórias diferentes para os conseguir passar. Mas acabei por me divertir bastante, ultrapassar tantos carros naquela pista tão molhada e terminar no pódio foi um resultado inacreditável! Soube-me quase tão bem como a minha vitória em Barcelona!»

Partilhar Notícia.