F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Encontro secreto para manter a Red Bull na Fórmula 1

O patrão da Liberty Media, Jon Malone, terá tido um encontro secreto, segundo o jornal alemão «Bild», com Helmut Marko, responsável da Red Bull para a Fórmula 1, para discutirem aspectos da regulamentação de 2021 para a frente, em particular no que respeita aos motores. Segundo se julga saber, tudo porque a Red Bull quer algumas garantias para se manter envolvida na F1 para além de 2020.

Já se sabe que, desde 2014 e ciclicamente, a Red Bull, pela voz de Helmut Marko, deixa cair algumas ameaças de abandonar a disciplina, caso não lhe sejam satisfeitas algumas vontades, em especial no que toca à regulamentação dos motores… Ameaças nunca levadas totalmente a sério, pois a equipa está «presa» aos Acordos da Concórdia até 2020. Mas essa data aproxima-se e, numa altura em que os novos donos da parte comercial da F1, a Liberty Media, começam já a estudar como será a categoria a partir de 2021, Marko voltou recentemente ao ataque.

O responsável da Red Bull voltou a dizer que as actuais motorizações não servem aos propósitos da sua equipa. Na verdade, desde que os actuais motores híbridos entraram em cena, em 2014, a Red Bull só ganhou cinco corridas, quatro com Ricciardo e uma com Verstappen… E Marko chegou mesmo a dizer: «Se os regulamentos dos motores não forem alterados abandonaremos a Fórmula 1. Temos um acordo de 20 milhões de euros anuais e o motor continua a não fazer sentido?! Até uma evolução dos combustíveis pode custar dois milhões…».

Helmut Marko até se disse defensor de uma solução de motor único na F1… o que parece improvável, pois afastar os construtores não é solução que agrade à Liberty Media. «Seria financeiramente viável uma empresa independente, como uma Cosworth ou uma Ilmor, construir um motor que vendesse a toda a gente», defendeu o austríaco dizendo que os fãs só querem é «motores barulhentos e potentes que façam dos pilotos heróis, em vez de ter engenheiros a reclamarem os louros pelas vitórias».

No geral, o seu desejo não diverge muito do apresentado por Ross Brawn e também defendido pelo seu patrão na Liberty Media, Jon Malone. Ambos defendem motores mais simples, baratos e com um ruído mais forte – tudo exigências que se atingem deixando cair o sistema MGU-H... – e terá sido isso que Malone e Marko (que, nos circuitos, também já tem falado com Chase Carey) terão discutido na sua reunião supostamente secreta mas que acabou por ser descoberta… No entanto, antes de 2021 não haverá novidades no campo dos motores, pois os acordos assinados garantem a estabilidade dos regulamentos actuais até à temporada de 2020.

Partilhar Notícia.