F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Abu Dhabi – Hamilton e Mercedes enviam mensagem clara aos Ferrari…

Mesmo com condições algo desfavoráveis em pista, Lewis Hamilton e a Mercedes voltaram a bater o recorde do circuito de Yas Marina e a deixar os Ferrari a meio segundo de distância, na terceira e última sessão de treinos livres para o G.P. do Abu Dhabi. Valtteri Bottas completou o domínio da equipa campeã, num treino que terminou com os oito primeiros lugares entregues a pares de escuderias…

Não foi só o facto de o melhor tempo de sempre (menos dois décimos que o obtido ontem) ter sido feito durante o dia, em que as temperaturas são bastante mais altas, quando o treino nocturno (neste caso a qualificação) se presta muito mais a marcas rápidas – o que deixa a promessa de a «pole» de poder situar na casa do 1.36! Foi também o vento que se levantou e não só levou alguma areia para a pista como provocou situações de instabilidade repentina nalguns carros. Bottas e Verstappen, por exemplo, estiveram quase a perder o controlo dos seus carros em curvas rápidas devido a esses golpes instantâneos de vento…

À partida, com o cair da noite, o vento irá baixar, facilitando muito as condições na qualificação que começará ao lusco-fusco para terminar já noite cerrada. E Hamilton e Bottas parecem ter a situação controlada, embora talvez Vettel tenha sido atrapalhado na sua volta mais rápida, não se percebeu bem se por outro carro ou se por um dos tais golpes de vento…

Apesar de este treino só ter uma hora, a maior parte dos pilotos só saiu para a pista já tinham decorrido largos minutos da sessão – final de época, há que poupar motores com muita quilometragem acumulada… –, em especial os Red Bull que têm estado todos os treinos em plena «gestão de esforço». Verstappen continua a queixar-se de que o carro está muito difícil de guiar (pode também ter a ver com as condições exteriores) e ficou atrás de Ricciardo por 0,25 s.

Os McLaren/Honda têm vindo a melhorar de prova para a prova… para alegria da Toro Rosso que tem piorado a cada corrida na sua relação com a Renault! Ficaram os dois juntos, com Alonso a ser 0,12 s mais rápido que Vandoorne, o que é mais um bom cartão-de-visita para o piloto belga. Mas Eric Boullier, director da equipa, mantinha um discurso realista: «Percebemos que tanto Hulkenberg como Massa tiveram as suas voltas estragadas por carros mais lentos, pelo que a passagem ao Q3 vai ser muito disputada». Até porque ainda lá falta «encaixar» os Force India que são candidatos óbvios ao Q3.

Numa sessão particularmente tranquila em que a maioria dos carros rodou pouco,o único episódio bizarro digno de nota foi um «safety car» virtual provocado pela necessidade de retirar da pista um grande… chapéu-de-sol que voara para o meio da chicane! Tempos da terceira sessão de treinos:

Abu3

É verdade que não se sabe com que carga de gasolina os Ferrari estariam a andar, pois Vettel, por exemplo, até fez mais que uma volta seguida. Mas os Mercedes enviaram uma forte mensagem neste treino em relação às suas intenções para a qualificação, em especial Lewis Hamilton, à procura da 73.ª «pole position». Por outro lado, sabe-se que Vettel também se supera na discussão da «pole», o que promete um belo espectáculo, a partir das 13 horas de Portugal Continental e Madeira.

Partilhar Notícia.