F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

McLaren «proibiu» as «barbatanas» nos carros de 2018!

A McLaren colocou uma valente pedra na engrenagem da maior parte das equipas que já está bem lançada no projecto do carro de 2018 ao vetar, na última reunião do Grupo Estratégico da F1, a manutenção das grandes «barbatanas de tubarão» sobre as tampas dos motores! Decisão totalmente inesperada mas que terá efeitos muito significativos nos estudos aerodinâmicos que têm vindo a ser feitos para os novos monolugares, nomeadamente no que respeita ao funcionamento aerodinâmico da asa traseira.

Só para contextualizar o tema, recordemos que a FIA tinha decidido acabar com aquelas «barbatanas» que, quando apareceram no início deste ano, foram um choque para muitos fãs que as detestaram do ponto de vista estético… É verdade que, entretanto, já toda a gente «entranhou» a imagem dos F1, mas a FIA tinha decretado o fim daquele apêndice às tampas dos motores. No entanto, as equipas solicitaram à FIA que reconsiderasse por aquele espaço adicional ser necessário para a colocação dos números e nomes dos pilotos em grande, como lhes tinha sido ordenado, mas também por ser mais área para os seus «sponsors».

Com a aparente concordância geral, assumiu-se que as «barbatanas de tubarão» continuariam em 2018… mas assumiu-se mal! Porque, nesta altura, qualquer alteração dos regulamentos exige a unanimidade dos votos da equipas e a McLaren decidiu contrariá-la por, alegadamente, a famosa «barbatana» esconder nas imagens a asa traseira, um dos espaços mais caros para vender aos patrocinadores. Desconfia-se, contudo, que a McLaren terá encontrado, no túnel de vento, uma forma de tornar o funcionamento aerodinâmico do novo carro mais eficiente sem aquele apêndice…

«Talvez tenhamos encontrado uma forma de usar a tampa do motor que funcione melhor sem ela…», disse o director desportivo da McLaren, Eric Boullier. «Os carros são complicados e hoje em dia fica muito difícil para o Zak [Brown, director da equipa e encarregue de encontrar um patrocinador principal] arranjar grandes autocolantes… Mas não estamos aqui a fazer jogos, todos estão a desenvolver os seus carros, por isso se nos perguntam algo que vai contra os nossos interesses, não serei a favor. Há um regulamento para o próximo ano por isso, se não há unanimidade, não há motivos para o alterar».

O chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer, é obviamente de opinião contrária, pois a sua equipa foi das que mais se bateu pela manutenção das «barbatanas» pelo espaço adicional para «sponsors» que representava, numa escuderia com orçamentos sempre limitados… «Temos de terminar a tampa do motor do carro novo em breve, era simpático sabermos com que regulamentos devemos contar. Pensava que tínhamos tudo acordado… Parece que a McLaren quer que a asa traseira fique mais visível, mas ele só não se vê melhor porque está numa posição muito baixa, não é por causa da ‘barbatana’, é por isso que mal se vê o patrocinador. Para nós, esta decisão tira-nos uma enorme área para ‘sponsors’…».

Partilhar Notícia.