F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Sauber mostra como as coisas evoluíram nos seus 22 anos na F1!

O regresso da Fórmula 1 a Silverstone, 65 anos depois de ali ter nascido o Campeonato do Mundo, tornou a Sauber… nostálgica! Pode parecer estranho, para mais numa equipa suíça… Mas aconteceu e os elementos da escuderia de Hinwill – que acaba de anunciar Mark Smith como novo director técnico – decidiram olhar para a sua história e mostram agora duas interessantes comparações que permitem perceber como a F1 evoluiu nas últimas duas décadas.

De um lado o Sauber C12 de 1993, o monolugar com que a equipa se estreou na Fórmula 1 – as numerações antes do 12 foram atribuídas a carros de Sport-Protótipos –, com Karl Wendlinger e JJ Lehto ao volante. Do outro o C34 que é guiado, este ano, por Felipe Nasr e Marcus Ericsson. Em comparação apenas as frentes e os volantes para dois mundos totalmente distintos!

Repare-se na complexidade da frente do carro actual, cheia de pequenos apêndices reguláveis para aumentar/diminuir o apoio aerodinâmico e para canalizar o ar para o resto do monolugar, com a ajuda do bico elevado. Há 22 anos, o «nariz» era algo bem mais simples e as asas dianteiras tinham apenas um elemento regulável, de cada lado.

Contudo, os aerodinamicistas foram percebendo melhor a enorme influência da dianteira em todo o carro, até… no funcionamento da asa traseira. A forma como o ar «entra» pela frente do carro determina depois todo o fluxo ao longo do chassis, tanto para funções aerodinâmicas (chão do carro, difusor e asa traseiros), como para arrefecimento dos travões e dos radiadores, colocados nos pontões laterais. Daí a importância crucial que as dianteiras têm nos monolugares actuais.

Já em relação ao volante não será preciso dizer grande coisa, a imagem é perfeitamente elucidativa. O único ponto em comum são as patilhas da caixa de velocidades... De resto, o volante de 1993 tinha dois botões, um para o rádio, outro para a bebida do piloto. No actual contam-se 14 botões, 9 comandos rotativos e um ecrã digital! E ainda dizem que os F1 são mais fáceis de conduzir!...

Partilhar Notícia.