F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Verstappen com nova caixa de velocidades no México, mas sem qualquer penalização

Max Verstappen terá de trocar a caixa de velocidades para o G.P. do México, mas não tem de recear qualquer penalização de cinco lugares na grelha de partida. O seu abandono na prova dos Estados Unidos ficou a dever-se a uma avaria da transmissão e não do motor, como o holandês deu inicialmente a entender, via rádio, à sua equipa.

O regulamento prevê que um piloto tem de usar a mesma caixa durante seis corridas consecutivas, sofrendo uma penalização de cinco lugares na grelha se, pelo meio, tiver de montar uma caixa nova. Há, contudo, uma excepção prevista por essa regra e que se aplicará no caso de Verstappen.

Lê-se no artido 23.6s do Regulamento Desportivo: «Embora as relações de caixa sejam fixas para a temporada, as equipas podem alterar as engrenagens em qualquer altura durante o evento, desde que o delegado técnico da FIA esteja satisfeito com as evidências de que há danos físicos nas peças em questão. Se um piloto não terminar uma corrida por razões para lá do seu controlo ou da sua equipa, poderá partir na prova seguinte com uma nova caixa de velocidades sem incorrer em qualquer penalização». É por aqui que Verstappen se salva de ser penalizado no México.

Partilhar Notícia.