F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Williams com novos máximos de velocidade em recta… e também parados!

A Williams pode não ter lutado pelo pódio no G.P. Da Europa, tendo estado até bastante discreta, ao contrário do que seria de esperar numa pista rápida como a traçada nas ruas de Baku. Mas estabeleceu duas marcas na Fórmula 1 verdadeiramente impressionantes!

Aproveitando a longuíssima zona no final da volta, 2,2 km feitos a fundo, o Williams de Valtteri Bottas atingiu, segundo os dados da telemetria da equipa, os 378 km/h! É verdade que, segundo a cronometragem oficial, o carro do finlandês passou na linha de meta «apenas» a 366,1 km/h, mas a travagem para a primeira curva ficava ainda um pouco mais à frente. Terá ganho mais alguma velocidade, mesmo se a diferença de valores parece algo exagerada.

A equipa garante, contudo, que os 378 km/h são dados confirmados pela sua telemetria que costumam ser igualmente rigorosos. Ora, acreditando na «bondade» do valor revelado – e aqui pesa a credibilidade de uma equipa com o peso, a tradição e o inegável desportivismo da Williams –, trata-se do novo recorde de velocidade alguma vez atingido por um Fórmula 1 num circuito fechado. O anterior máximo pertencia igualmente a um Williams, no caso um BMW Williams F1, guiado pelo brasileiro Antonio Pizzonia que, no G.P. de Itália, em Monza, atingiu os 369,9 km/h!

Mas a Williams também consegue recordes mirabolantes com o carro… parado! No decorrer da prova de Baku, fez aquele que terá sido o primeiro «pit stop» (troca das quatro rodas) em menos de dois segundos, mais concretamente em 1,92 s numa das duas paragens de Felipe Massa. Este ano a Williams tem estado imbatível nas paragens nas «boxes», sendo já a oitava vez em oito corridas que é a equipa mais rápida.

Não se pense, contudo, que foi um acaso… Porque a Williams ficou também com o 2.º melhor tempo (Bottas, em 2,09 s) e o 4.º (de novo Massa, 2,18 s), apenas deixando intrometer-se a Red Bull com a 3.ª melhor paragem para mudar os pneus a Ricciardo, em 2,12 s. Este é, obviamente, apenas o tempo em que o carro está parado. Este é um tempo que iguala a marca já alcançada pela Red Bull, com 1,923 s, mas a da Williams apenas foi cronometrada até à centésima, não se sabendo por isso se a milésima será superior ou inferior…

Refira-se que tanto a Mercedes como a Ferrari já tinham reivindicado, a primeira em 2013 e a segunda em 2015, paragens na casa dos 1,85 s, mas essas cronometragens nunca foram consideradas oficiais. E pensar que ainda há um ano uma paragem na casa dos 2,3 a 2,5 s era considerada muito boa!...

Partilhar Notícia.