F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Williams vai saltar do FW38 para o FW40… mas não é superstição!

De 38 passa-se… para 40! Na contagem dos chassis da Williams, não haverá FW39 mas a razão é forte suficiente para justificar o «salto»: a equipa anunciou hoje que o carro do próximo ano se designará por FW40, de forma a assinalar o 40.º aniversário da escuderia fundada por Frank Williams e Patrick Head.

«Há 40 anos, o Frank e o Patrick criaram aquela que se tornou numa das mas icónicas equipas da história da Fórmula 1», recordou Claire Williams, filha de um dos fundadores, ao anunciar não só o nome do carro de 2017 como a existência de um vasto programa de celebrações. «Estamos imensamente orgulhosos do que alcançámos ao longo desta nossa brilhante história. Experimentámos os mais eufóricos altos, com nove títulos de Construtores e sete de Pilotos, mas também os mais terríveis baixos, com as maiores dores que este desporto nos pode provocar e vitórias que nos escaparam por entre os dedos»

«Muita coisa mudou na F1 nestes 40 anos, mas há algo que se manteve igual: a nossa paixão pelo desporto automóvel. E queremos celebrar isso. As corridas estão-nos no sangue, é o nosso ADN desde 1977. Temos orgulho nisso e é algo que nunca mudará», concluiu Claire Williams. Esta é, aliás, uma semana importante para a Williams que, depois de amanhã, dia 3, deverá apresentar o jovem Lance Stroll como piloto para 2017, ao lado de Valtteri Bottas.

Foi no dia 8 de Maio de 1977 que a Williams fez, oficialmente, a sua primeira corrida, quando Patrick Nève alinhou com um March 761, em Jarama, no G.P. de Espanha. No ano seguinte, a equipa apresentou o primeiro carro próprio, o FW06, conduzido por Alan Jones e atraindo os primeiros grandes patrocínios do Médio Oriente, com as linhas aéreas da Arábia Saudita. A equipa era constituída por… 17 pessoas!

Pouco mais de dois anos depois, em Julho de 1979, Clay Regazzoni levava o FW07 à primeira vitória e logo no G.P. de Inglaterra. No ano seguinte, Alan Jones conquistava o primeiro título mundial, no que fora uma entrada fulgurante da Williams na F1! A partir daí, foi uma enorme história de sucesso que, além dos títulos atrás referidos, engloba ainda 114 vitórias, 128 «pole positions» e 133 voltas mais rápidas. Fará 40 anos na próxima temporada, pelo que se perdoará o esquecimento do FW39 e a passagem directa do actual FW38 para um festivo FW40!

Partilhar Notícia.