F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A grelha do G.P. de Itália depois de… 168 lugares de penalizações!

Tantas foram as trocas de motores em Monza – umas por avarias, outras apenas por motivos estratégicos –, a que se juntaram alguns comportamentos incorrectos de pilotos e equipas, que este G.P. de Itália baterá todos os recordes de penalizações: só em lugares perdidos na grelha, do ponto de vista teórico, já se vê, são nada menos que… 168! Na prática, contudo, nada disso se concretiza, pois o pior que pode suceder é um piloto ir para o fim da grelha.

Mas a verdade é que as penalizações, quase todas diferentes, baralharam por completo a grelha de partida para o G.P. de Itália que, tirando os lugares da frente, nada tem a ver com o resultado da qualificação. Os dois Red Bull são os mais penalizados: Ricciardo com 50 lugares e Kvyat com 35 por dupla troca de motores, a que o russo juntou ainda a mudança de caixa de velocidades. Mas não vão para o fim de grelha, lugar ocupado por Verstappen (Toro Rosso) que não cumpriu uma única volta na qualificação…

O seu colega de equipa, Carlos Sainz, mais os McLaren de Jenson Button e Fernando Alonso também foram penalizados por trocas de motor. E Ericsson (Sauber) foi castigado com três lugares na grelha por ter bloqueado Hulkenberg (Force India) na primeira parte da qualificação, o que deixa a grelha de partida para a corrida de Monza assim ordenada:

Linha Piloto (Carro)     Piloto (Carro)
1.ª Hamilton (Mercedes) Raikkonen (Ferrari)
2.ª Vettel (Ferrari) Rosberg (Mercedes)
3.ª Massa (Williams) Bottas (Williams)
4.ª Perez (Force India) Grosjean (Lotus)
5.ª Hulkenberg (Force India) Maldonado (Lotus)
6.ª Nasr (Sauber) Ericsson (Sauber)
7.ª Stevens (Manor) Mehri (Manor)
8.ª Button (Mclaren) Alonso (McLaren)
9.ª Sainz (Toro Rosso) Kvyat (Red Bull)
10.ª Ricciardo (Red Bull) Verstappen (Toro Rosso)

Mas as penalizações não se ficam por aqui, pois o descuido da Toro Rosso ao mandar Verstappen para a pista com a tampa do motor mal apertada, voando ao fim de menos de um quilómetro em mil pedaços não poderia ficar sem punição. Assim, o jovem holandês não só largará do final da grelha como terá ainda de cumprir uma passagem pelas «boxes» (drive through)…

Partilhar Notícia.