F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A verdadeira grelha de partida do G.P. dos Estados Unidos

A grelha de partida para o G.P. dos Estados Unidos pouco tem a ver com os resultados da qualificação, por haver seis pilotos com penalizações em lugares na grelha. Sim, seis, porque aos quatro que já eram conhecidos por trocas de componentes nos grupos propulsores (Vandoorne, Hulkenberg, Verstappen e Hartley), juntaram-se mais dois com três lugares de penalização por «mau comportamento» na qualificação.

Lance Stroll (Williams) foi considerado culpado numa manobra em que bloqueou Romain Grosjean, quando o piloto da Haas estava numa volta rápida, no Q1. Mais ou menos na mesma altura, Kevin Magnussen (Haas) fez o mesmo a Sergio Perez para enorme fúria do mexicano da Force India. Os comissários aplicaram-lhes o castigo de três lugares na grelha embora, com todas as outras penalizações, acabem por largar um (Stroll) e dois lugares (Magnussen) à frente daqueles em que se qualificaram…

Assim, a grelha de partida para o G.P. dos Estados Unidos (às 20 horas de Portugal Continental) deverá ser a seguinte, a não ser que haja alguma troca de caixa ou motor de última hora…

Pos Piloto Piloto Pos
01 L. Hamilton
S. Vettel 02
03 V. Bottas
D. Ricciardo 04
05 K. Räikkönen
E. Ocon 06
07 C. Sainz
F. Alonso 08
09 S. Pérez
F. Massa 10
11 D. Kvyat
R. Grosjean 12
13 M. Ericsson
S. Vandoorne 14
15 P. Wehrlein
L. Stroll 16
17 M. Verstappen
K. Magnussen 18
19 N. Hülkenberg
B. Hartley 20

Embora a FIA já tenha fechado a porta a alterações de fundo para o próximo ano, este sistema de penalizações não faz bem nenhum à Fórmula 1 e à percepção que os espectadores têm da corrida, ou seja, à popularidade do próprio desporto. Mais uma corrida em que quatro pilotos sofreram um total de 65 lugares de penalização na grelha e já está «anunciado» que, no México, deverá ser a vez de Ricciardo receber novos componentes no seu Red Bull…

Mas a penalização de 25 lugares de Brendon Hartley mostra o lado surreal de toda esta regulamentação! Na verdade, o grupo propulsor foi trocado no carro que era de Daniil Kvyat que foi substituído por Pierre Gasly, por sua vez substituído por Hartley. Dá-se, entretanto, o caso de Sainz sair da Toro Rosso e Kvyat regressar para o seu lugar mas… para o carro «ao lado». Ou seja, a penalização do carro de Kvyat está a ser «paga» por Hartley, estando o russo em pista! É verdade que é a aplicação rigorosa do regulamento, mas que fará pouco sentido para um normal adepto lá isso…

Partilhar Notícia.