F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alemanha fora do Mundial de F1, decisão oficial da FIA

A Alemanha está fora do Mundial de Fórmula 1, o que sucede pela primeira vez desde 1960! A confirmação oficial chegou na tarde desta sexta-feira, no final do Conselho Mundial de FIA que oficializou o calendário do Mundial de F1 apenas com 19 corridas por «o G.P. da Alemanha ser retirado por o detentor dos direitos comerciais e os promotores não terem chegado a acordo».

Assim termina um longo braço-de-ferro entre Bernie Ecclestone que exigia a contribuição financeira acordada e os novos donos do circuito do Nürburgring que desde o início avisaram não estar em condições de despender soma tão avultada. Este ano o G.P. da Alemanha deveria realizar-se naquela pista, a 19 de Julho.

À partida, este cancelamento não deverá ter qualquer implicação no futuro próximo do G.P. da Alemanha, já que existe um contrato para 2016 com a pista de Hockenheim, cujos promotores já disseram estar em condições de cumprir. O que provavelmente irá terminar é a alternância entre pistas, pois dificilmente o Nürburgring voltará, tão cedo, ao Mundial. Mas para isso é necessário estabelecer acordo com Hockenheim válido para 2017…

Um cancelamento que mostra bem a força que o negócio dos direitos comerciais tem nos destinos da F1, não havendo qualquer problema em anular a prova que a marca campeã do Mundo e maior fornecedora de motores de F1 mais desejaria. Já para não falar no interesse com que os fãs germânicos teriam numa corrida em que Nico Rosberg era candidato à vitória e Sebastian Vettel se exibiria pela primeira vez em «casa» com um Ferrari!

Partilhar Notícia.