F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

O «annus horribilis» da Honda na competição automóvel

A Honda está a atravessar um «annus horribilis» no desporto automóvel e já se fala que a cabeça do responsável pelo programa da Fórmula 1, Yasuhisa Arai, poderá rolar em breve, face aos péssimos resultados e à falta de uma clara evolução dos motores da McLaren.

A equipa britânica tem vindo a aumentar a pressão sobre o construtor japonês, embora numa perspectiva positiva, de oferecer o seu «know how» para um mais rápido desenvolvimento do motor. Mas tem esbarrado na forma muito peculiar de trabalho dos japoneses que gostam de controlar todo o processo, mantendo por exemplo, o desenvolvimento do motor no Japão. Eric Boullier, director da McLaren, desvaloriza essa diferença de «culturas»: «Se se está na F1 tem de se funcionar como é normal na F1 e pelo nível da F1. Temos de fazer as coisas à maneira da F1, sejamos africanos, britânicos ou japoneses».

Contudo, Boullier deixou subentendido que não tem sido fácil fazer com que os homens da Honda aceitem a ajuda que a McLaren lhes tem oferecido: «Temos um enorme capital de experiência que podemos partilhar com eles e que tentamos partilhar com eles. Agora cabe-lhes ouvir e decidir se querem usar ou não. A nossa ajuda é só um ‘empurrãozinho’, nós não construímos motores de F1, isso é para a Honda e é responsabilidade deles».

Mas não é só na F1 que este ano tem corrido mal à Honda, em termos de competição, em especial se nos virarmos para os Estados Unidos. Por um lado, na Indycar a Honda tem o motor menos competitivo e o seu «pack» aerodinâmico também não funcionou na principal «montra» daquele campeonato, as 500 Milhas de Indianápolis, onde os seus carros nunca foram protagonistas.

Por outro, o protótipo da classe LMP2 que a Honda alinhou nas 24 Horas de Daytona, revelou demasiados problemas e o ARX-04b acabou por não participar nem no Mundial de Resistência nem em Le Mans, como originalmente previsto. E tudo indica que a Honda estará para cessar, se não acabou já, a sua colaboração com a Wirth Engineering que projectou o «pack» aerodinâmico para os Indycars e o ARX-04b…

A única coisa que se vai «salvando» ainda é o Mundial de Turismos (WTCC) – este fim-de-semana em Vila Real! –, onde a Honda conseguiu duas vitórias (uma por Tiago Monteiro)… em 14 corridas, não conseguindo rodar ao nível dos Citroën, estando por isso arredada da discussão do título.

Partilhar Notícia.