F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

As dores de cabeça que o calendário de 2016 já está a provocar!

O arranque do Mundial de Fórmula 1 de 2016 foi, afinal, antecipado para 20 de Março, na Austrália, e prolongar-se-á por mais de oito meses, até ao encerramento, a 27 de Novembro, no Abu Dhabi. Esta foi a forma arranjada pela FIA e por Bernie Ecclestoen para encaixar as 21 corridas previstas e manter a pausa de três semanas no Verão pedida pelas equipas. Mas coloca novos problemas, nomeadamente a reprogramação do início da época e dos testes de pré-temporada…

Os organizadores australianos aceitaram antecipar a sua prova, inicialmente prevista para 3 de Abril, mas em duas semanas para não coincidir com o fim-de-semana na páscoa (27 de Março). Assim, o calendário ficou mais folgado, com sete corridas a mudar de datas, tendo agora a aprovação do Conselho Mundial da FIA, depois da sua reunião em Paris.

Os principais destaque vão para a passagem da Rússia para o início da temporada (4.ª prova), enquanto a Malásia vai para a fase final, junto a Singapura embora, como os promotores deste último Grande Prémio desejavam, com duas semanas de intervalo para não haver uma sobreposição de interesses de duas corridas vizinhas. A Malásia fará história ao receber, em dois fins-de-semana seguidos, a Fórmula 1 e o MotoGP!

Haverá seis casos de Grandes Prémios em fins-de-semana consecutivos – Canadá/Europa (Azerbeijão), Áustria/Grã-Bretanha, Hungria/Alemanha, Bélgica/Itália, Malásia/Japão e México/Brasil – e uma péssima notícia para Nico Hulkenberg que não poderá defender a sua vitória deste ano em Le Mans! O G.P. da Europa, no Azerbeijão, realiza-se no mesmo fim-de-semana das 24 Horas de Le Mans, embora Ecclestone garanta que o horário da corrida será alterado para não coincidir com a chegada da clássica francesa. A não ser que o contrato do alemão com a Porsche seja suficientemente forte para a Force India alinhar com um outro piloto naquele Grande Prémio… Calendário aprovado para 2016:

Data Grande Prémio Local
20 de Março Austrália Melbourne
3 de Abril Bahrain Sakhir
17 de Abril China Xangai
1 de Maio Rússia Sochi
15 de Maio Espanha Barcelona
29 de Maio Mónaco Monte Carlo
12 de Junho Canadá Montreal
19 de Junho Europa Baku (Azerbeijão)
3 de Julho Áustria Spielberg
10 de Julho Grã-Bretanha Silverstone
24 de Julho Hungria Budapeste
31 de Julho Alemanha Hockenheim
28 de Agosto Bélgica Spa-Francorchamps
4 de Setembro Itália Monza
18 de Setembro Singapura Marina Bay
2 de Outubro Malásia Sepang
9 de Outubro Japão Suzuka
23 de Outubro Estados Unidos Austin
6 de Novembro México Cidade do México
13 de Novembro Brasil Interlagos
27 de Novembro Abu Dhabi Yas Marina

A antecipação do início do Mundial em duas semanas irá baralhar todos os planos já feitos pelas equipas. Até porque os testes em Barcelona estavam previstos para 1 a 4 de Março e… 15 a 18 de Março, ou seja, esta última data já não faz qualquer sentido. «Vai ser difícil para todos, independentemente dos recursos que tenhamos», avisou Rob Smedley, responsável das operações na Williams. «Duas semanas no nosso planeamento são… uma vida! E agora teremos de refazer todos os planos, porque o calendário que tínhamos não previa qualquer margem, de forma a explorarmos ao máximo todo o tempo disponível para extrairmos tudo do processo de desenvolvimento do novo carro».

Partilhar Notícia.