F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pista do Bahrain sob tempestade de areia… que promete voltar!

Um forte vendaval deixou, anteontem, o circuito de Sakhir, onde domingo se realizará o G.P. do Bahrain, coberto por uma espessa nuvem de areia, com visibilidade muito reduzida. Um fenómeno que não é raro nesta pista que fica no meio do deserto mas que poderá afectar a realização da quarta prova do Mundial de F1, já que as previsões meteorológicas actuais prevêem ventos moderados a fortes tanto para sábado como para domingo.

A tempestade de areia que assolou aquela ilha do Golfo Pérsico não foi, contudo, tão grave como a sucedida dois dias antes que condicionou fortemente o tráfego aéreo. Assim, toda a caravana do Mundial de F1 pôde aterrar no aeroporto internacional de Manama, capital do Bahrain e os trabalhos de montagem das «boxes» estão, apesar da muita areia que invadiu a pista, quase concluídos.

Embora as redondezas da pista tenham sido, há muitos anos, cobertas com uma espécie de cimento líquido na tentativa de fixar as areias mais próximas, não há forma de travar as que são transportadas de longe nas tempestades mais fortes. Por isso o circuito tem inúmeras equipas de limpeza que estão permanentemente em manutenção, procurando que asfalto e «boxes» estejam os mais limpos possíveis.

Se se verificarem condições de ventos fortes, o problema deixa de se limitar às condições de aderência do asfalto com areia para se estenderem à fiabilidade das mecânicas que passam a aspirar ar com muitas partículas que rapidamente entupirão todos os filtros…

Partilhar Notícia.