F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-6: Bottas (Williams) despede-se no topo dos tempos

Valtteri Bottas (Williams) terminou com o melhor tempo o segundo dia da segunda sessão de testes pré-temporada de F1 em Barcelona. No seu último dia ao volante, antes dos treinos para o G.P. da Austrália, o finlandês não só ultrapassou as cem voltas como montou pneus supermacios e estabeleceu uma boa marca (1.23,261) que fica, contudo, a um décimo do melhor tempo já obtido com aqueles pneus, por Nico Hulkenberg (Force India), com 1.23,110. Mas boas indicações do Williams FW38.

Lewis Hamilton voltou a ultrapassar a distância de um Grande Prémio e, ao montar pneus macios no Mercedes, ficou a seis décimos da marca estabelecida por Rosberg na véspera com os mesmos pneus, embora não se saiba se havia diferença na quantidade de gasolina embarcada… «Já tenho um bom entendimento do carro, dos seus pontos fortes e daqueles em que não é tão bom», comentou Hamilton. «Os testes têm corrido muito bem e dão-nos grande ânimo, mas tanto a Ferrari como a Williams me parecem muito forte e como não sabemos em que condições têm andado, não daria grande crédito ao que andam a dizer acerca da nossa vantagem». De tarde, Rosberg fez uma simulação de Grande Prémio, acumulando depois mais algumas voltas com pneus médios.

Na Ferrari começa a desenhar-se uma situação quase… cabalística! Parece que o SF16-H só conhece problemas com Kimi Raikkonen ao volante! Ontem o finlandês parou com um problema na caixa, hoje Sebastian Vettel sentou-se no carro e rodou o dia todo, ultrapassando em muito a distância de dois Grandes Prémios. Mas já tinha sido assim na primeira semana de testes… O alemão andou sempre com pneus médios, experimentando novos componentes e testando os limites da fiabilidade de outros.

Mais um excelente dia de trabalho tanto para a Renault como para a McLaren, a ultrapassarem largamente as 100 voltas. Na equipa francesa, Magnussen até chegou a montar os pneus supermacios, fazendo o terceiro tempo do dia e a sete décimos de Bottas com os mesmos pneus, o que é uma «performance» bastante interessante. Na McLaren, Jenson Button apenas teve de antecipar a paragem para almoço devido a um pequeno problema de suspensão, mas parece que a equipa reencontrou o caminho da fiabilidade. Sem querer deitar mau-olhado, na semana passada os dois primeiros dias também correram bem e os outros dois foram de pesadelo…

O recordista do dia foi, contudo, Carlos Sainz, com 164 voltas no Toro Rosso STR11 que parece satisfazer as principais pretensões dos seus responsáveis: oferecer um elevado grau de fiabilidade para que os seus jovens e fogazes pilotos possam lutar à vontade pelos lugares pontuáveis! Sainz completou mesmo mais voltas que os dois pilotos da Mercedes juntos!

A Sauber perdeu quase toda a manhã para conseguir pôr o C35 em condições de Marcus Ericsson ir para a pista, mas a sessão da tarde até estava a correr bem, com o sueco a rodar regularmente. A meia-hora do final, contudo, saltou uma roda do Sauber, provocando a única bandeira vermelha do dia e terminando aí a sua sessão de testes.

Em contraste com a primeira semana de testes em que até evoluiu bem, a Haas está a ter uma segunda sessão para esquecer, sem conseguir resolver os problemas que impedem o VF16 de ir para a pista. Hoje o carro apenas fez uma volta, para desespero de Gutierrez… «Mudámos o turbo durante a noite mas assim que o carro foi para a pista descobrimos uma outra anomalia», explicou o director da equipa americana, Günther Steiner. A verdade é que o Haas não voltou a ser visto e a equipa poderá agora ser obrigada a refazer o seu programa de testes, sacrificando algumas horas de condução de Grosjean para dar mais alguns quilómetros ao mexicano… Tempos de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 Bottas Williams  1:23.261 108
2 Hamilton Mercedes  1:23.622 73
3 Magnussen Renault Sport  1:23.933 126
4 Vettel Ferrari  1:24.611 151
5 Button McLaren  1:25.183 121
6 Ricciardo Red Bull  1:25.235 135
7 Sainz Toro Rosso  1:25.300 166
8 Pérez Force India  1:25.593 128
9 Rosberg Mercedes  1:26.298 91
10 Wehrlein Manor  1:27.064 79
11 Ericsson Sauber  1:27.487 55
12 Gutiérrez Haas 1

Amanhã, na Mercedes nada de novo, serão os quatro dias assim, com os dois pilotos a revezarem-se, desta vez com Rosberg de manhã e Hamilton à tarde. Raikkonen voltará aos comandos do Ferrari, tal como Kvyat (Red Bull), Hulkenberg (Force India), Verstappen (Toro Rosso), Nasr (Sauber) e Alonso (McLaren). Massa (Williams), Palmer (Renault) e Grosjean (Haas) rendem os seus colegas, enquanto a Manor continua na sua política «dia-a-dia», pelo que logo se verá, de manhã, se Wehrlein continuará a guiar ou se será Haryanto…

Partilhar Notícia.