F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona, dia 5: Massa (Williams) mostra velocidade dos carros de 2015

Novidades nos testes de Barcelona: Massa (Williams) já deu um «cheirinho» do que poderão ser os carros de 2015 em qualificação; um problema no sistema híbrido impediu a Mercedes de rodar de tarde, o que sucede pela primeira vez este ano.

O brasileiro conseguiu uma marca que é 1,7 s mais baixa que a que deu a «pole» a Hamilton no G.P. de Espanha de 2014 e que é o melhor tempo até agora obtido por um monolugar de 2015. E foi uma tentativa séria de estabelecer um tempo rápido, já que usou pneus macios (Hamilton tinha usado médios) e depósito provavelmente com pouca gasolina, pois saiu para a pista, fez o tempo e voltou a entrar nas «boxes».

Na Mercedes, primeiro alerta sério em termos de fiabilidade! Lewis Hamilton não pôde rodar da parte da tarde devido a uma falha no sistema híbrido, mais concretamente na unidade que reaproveita a energia de travagem (MGU-K). E que foi de tal forma complexa de resolver que, uma hora antes do final da sessão, já a equipa alemã anunciava ter terminado os trabalhos e estar a tentar resolver o problema para Niso Rosberg poder andar amanhã. Assim, Hamilton limitou-se… a aumentar a sua colecção de «selfies»!

«Problemas» começa a ser… o apelido da McLaren/Honda que teve mais um dia catastrófico! Button apenas conseguiu fazer 7 voltas de manhã, até ser descoberta uma importante fuga no sistema hidráulico que obrigou a equipa a concluir a sessão para uma troca completa do grupo propulsor. Recorde-se que, este ano, cada piloto tem apenas quatro para as 20 corridas…

O piloto que mais rodou foi o sueco Marcus Ericsson, mostrando o bom grau de fiabilidade do Sauber C34, conseguindo fazer uma simulação de corrida, com trocas de pneus e tudo! Para o final, tentou fazer um tempo com pneus supermacios e ficou a sete décimos do Williams com pneus macios. Fiável sim, mas o C34 não é referência em termos de rapidez… Nas restantes equipas, trabalho na afinação dos monolugares em condições de corrida, sempre com séries mais ou menos longas de voltas e muita gasolina nos depósitos.

Felipe Massa (Williams), 1.23,500 (103 v.)
Marcus Ericsson (Sauber), 1.24,276 (122 v.)
Lewis Hamilton (Mercedes), 1.24,881 (48 v.)
Daniil Kvyat (Red Bull), 1.25,947 (75 v.)
Romain Grosjean (Lotus), 1.26,177 (75 v.)
Kimi Raikkonen (Ferrari), 1.26,327 (80 v.)
Carlos Sainz (Toro Rosso), 1.26,962 (86 v.)
Jenson Button (McLaren), 1.31,479 (7 v.)

Amanhã está prevista, finalmente, a estreia do Force India VJM08, guiado por Nico Hulkenberg que se manterá ao volante no sábado, ficando o último dia para Sergio Perez.
Partilhar Notícia.