F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona dia 4: Lotus sai a rir e a Mercedes a sorrir… por dentro!

Romain Grosjean só apareceu em Barcelona no último dia dos testes e saiu com o melhor tempo das quatro jornadas. Esta derradeira ficou marcada pelo estranho e ainda por explicar acidente de Fernando Alonso (provavelmente alguma quebra no McLaren) que teve de ser levado ao hospital para exames médicos, embora as primeiras notícias sejam tranquilizadoras.

Além de uma simulação de Grande Prémio sem problemas, Grosjean fez 1.24,067, o melhor tempo dos testes, batendo o seu colega de equipa Pastor Maldonado por três décimos, com os mesmos pneus supermacios.

O problema (para todas as equipas) é que, já para o final do dia, a Mercedes decidiu mostrar só um bocadinho do jogo que tem em mão e Rosberg, com pneus médios (ou seja, dois graus de dureza acima), fez uma volta em 1.24,321! E assim se foram de Barcelona, deixando toda a gente em respeito… Está confirmado, os Mercedes continuarão a ser os carros a bater!

Por outro lado, também em termos de fiabilidade a mecânica alemã parece imbatível. Ontem, os três carros de 2015 com motor Mercedes foram os que mais rodaram, com um detalhe estatístico revelador: Rosberg e Bottas fizeram mais voltas num dia que o McLaren/Honda em quatro! Mas também Kvyat teve uma boa jornada, voltando a acumular muitos quilómetros no Red Bull, com mais uma simulação de corrida. Vettel teve uma tarde discreta, acabando relativamente cedo um trabalho de recolha de dados acerca da aerodinâmica do Ferrari.

Outro piloto que terminou os testes mais cedo foi Carlos Sainz (o mais rápido de manhã) que se despistou na curva 3, na zona onde saiu Alonso, tendo de passar pelo centro médico do circuito mas apenas para exames de rotina. «Está tudo bem comigo, bati porque perdi o controlo da traseira do carro. Tem sido um dia muito complicado por causa do vento», explicou Sainz. A pista de Barcelona é conhecida pelas alterações frequentes da direcção do vento que coloca problemas complexos nas afinações dos monolugares e até ao nível da pilotagem. Tempos do último dia de testes em Barcelona:

Romain Grosjean (Lotus), 1.24,067 (111 v.)
Nico Rosberg (Mercedes), 1.24,321 (131 v.)
Daniil Kvyat (Red Bull), 1.24,941 (104 v.)
Felipe Nasr (Sauber), 1.24,956 (73 v.)
Valtteri Bottas (Williams), 1.25,345 (128 v.)
Carlos Sainz (Toro Rosso), 1.25,604 (88 v.)
Sebastian Vettel (Ferrari), 1.26,312 (76 v.)
Nico Hulkenberg (Force India 2014), 1.26,591 (36 v.)
Fernando Alonso (McLaren), 1.27,956 (20 v.)

Agora, as equipas terão pouquíssimo tempo para reagir: na quinta-feira recomeça nova sessão de quatro dias de testes e, desta feita, serão mesmo a valer, já que serão os últimos antes do arranque do Mundial, a 15 de Março, na Austrália!
Partilhar Notícia.