F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Button aconselha aspirantes à F1 a… olharem para o futebol ou ténis!

Numa divertida entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Jenson Button aconselhou os jovens aspirantes a pilotos de Fórmula 1 a… pensarem antes no futebol ou no ténis! Tudo por causa daquilo que considera uma das principais dificuldades da F1 para os pilotos: «É tudo tão diferente de outros desportos de grande visibilidade como o futebol ou o ténis. Na F1 as regras estão constantemente a mudar e o piloto tem de lidar com isso, estando sempre disposto a mudar e aberto a aprender».

Daí que, quando lhe perguntaram qual a sua principal dica a um aspirante a piloto de F1, o piloto em actividade com mais anos de Mundial de F1 (estreou-se em 2000) não tenha hesitado, pelo meio de uma gargalhada: «Compre uma bola de futebol ou uma raquete de ténis. É muito mais barato e sabe sempre por que regras se vai reger!».

Aos 35 anos, Button é claramente alguém de bem com a vida, mesmo se nas pistas o McLaren/Honda não o ajuda lá muito e se, nesta «silly season» já lhe apontaram três rumos para o seu futuro próximo (2016) – ficar na McLaren, passar para a Williams (onde se estreou na F1) ou… retirar-se da F1 e ser um dos apresentadores do novo «Top Gear»! O seu casamento com Jessica Michibata parece mais forte que nunca e a sua dedicação ao triatlo está cada vez mais entusiástica, organizando até uma prova de carácter de beneficência.

Voltando à entrevista, Button define os pontos essenciais para um sem número de questões que lhe são postas e de que seleccionámos aqui algumas:

Colega da equipa – «Experiência, sinceridade e velocidade. Adoro uma boa competição! E umas boas gargalhadas também recebem uma bela pontuação!».

Qualidades de um piloto de F1 – «São muitas… Todos os pilotos na grelha têm uma habilidade natural, por isso diria que a vontade de aprender de cada vez que se entra no carro é fundamental. Eu tenho 35 anos, 16 de experiência e continuo a ter muito que aprender. Portanto, o mais importante é continuar a aprender!».

Um grande circuito – «Deve ser rápido, fluído e com algumas curvas em que temos de correr riscos. Basicamente descrevi Suzuka que é um circuito de sonho».

Rotina pré-corrida – «Boa alimentação e uma boa ‘esfrega’ do meu fisioterapeuta. Isso deixa-me pronto para a acção!».

Regime de treino – «Ciclismo, natação e corrida – por esta ordem. Gosto muito de me treinar ao ar livre e o que mais gosto de fazer é andar de bicicleta pelas montanhas».

«Motorhome» e quarto do hotel – «Na ‘motorhome’ é sempre bom ter uma cama e um frigorífico cheio de nozes, como imensas ao pequeno-almoço. E a série ‘A Guerra dos Tronos’! No hotel preciso de uma máquina de café, uma cama dura – odeio camas moles! – e de um bom banho».

Para acordar – «Um bom despertador! Para ser sincero, adorava acordar todas as manhãs com a luz do sol, mas sou preguiçoso e adoro dormir! Acordar é uma luta todas as manhãs… Tento não dormir mais de oito horas porque isso não é bom, podemos ganhar peso se dormimos demais. Mas se forem apenas sete… isso já dói!».

Partilhar Notícia.