F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Canadá adapta-se aos F1-2017 e «ajeita» Muro dos Campeões!

Vão mexer no mítico «Muro dos Campeões» no circuito de Gilles Villeneuve, palco do Grande Prémio do Canadá! Um dos pontos mais famosos do traçado de Montreal, onde raro é o piloto que se pode gabar de nunca lá ter tocado, à entrada da recta da meta, na saída da rápida chicane…

Mas é por um bom motivo, trata-se de uma alteração do ângulo do muro de betão, julgado agora demasiado perigoso pelo esperado aumento da velocidade dos carros. Ou seja, o muro continuará lá… à espera de campeões, mas terá um ângulo que tornará os impactos menos violentos e perigosos. Uma alteração integrada num conjunto de trabalhos bastante vasto que, sem alterar o traçado do circuito da ilha de Notre Dame, lhe aumentará os níveis de segurança.

Nomeadamente com o recurso às barreira de TecPro, aquelas barreiras vermelhas e brancas feitas em polietileno «recheadas» com plástico, espuma e, por vezes, areia, que conseguem dispersar de forma muito mais eficaz a energia do embate de um automóvel a alta velocidade. Essas barreiras irão substituir grande parte dos antiquados «rails» metálicos e cerca de cinco mil pneus. Foi ainda pedido aos responsáveis da pista para substituírem algumas escapatórias de gravilha por zonas em asfalto de elevado atrito.

Os trabalhos estão já a decorrer e prevê-se que estejam concluídos em meados de Maio, muito antes do G.P. do Canadá que se realizará nos dias 9 a 11 de Junho. O circuito de Gilles Villeneuve é, assim, mais um dos que, por ser dos mais antigos, terá de adaptar as condições de segurança aos monolugares deste ano, cuja velocidade em curva aumentou consideravelmente.

Partilhar Notícia.