F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Carlos Sainz ainda se está a rir: «A minha equipa achou que eu tinha enlouquecido!»

A poucos minutos da largada para o G.P. da China, Carlos Sainz teve o seu momento… ir em contramão na auto-estrada e achar que todos os outros estão mal! «Haviam de ver a cara dos elementos da minha equipa e estou a falar de todos, até do [director] Franz Tost!», contava o piloto espanhol, divertidíssimo, no final da corrida em que foi 7.º e melhor dos «não-grandes».

A questão é que, numa grelha com 19 carros com pneus intermédios verdinhos que iriam atacar uma pista com grandes zonas bem molhadas, havia um… «louco» com pneus supermacios vermelhos no seu carro! «A cara dos meus engenheiros quando lhes disse que queria partir com supermacios!», ria-se Sainz. «De certeza que acharam que eu tinha perdido a cabeça, que tinha enlouquecido! E refiro-me ao Franz Tost e a todos na equipa».

As condições eram, de facto, de aderência muito limitada, mas o espanhol manteve a sua aposta, mesmo quando levou… um «murro no estômago» ao perceber que só ele tinha feito aquela opção: «É estranho quando se vê que todos optaram pelos intermédios e só eu pelos supermacios, mas decidir que não voltaria atrás». A decisão tinha sido tomada já na grelha, onde chegou a ter os intermédios montados, como se pode ver numa das fotos que publicamos!

A pista ia secar mas, até lá… «Sabia que iria ser passado por todos nas primeiras quatro curvas». Não só o foi como até fez um pião na curva 3! «Mas na curva 6 a pista estava totalmente seca e conseguir recolar-me ao pelotão. Depois, como todos tiveram de entrar nas ‘boxes’ para montar os ‘slicks’, pensei que tinha dado um belo golpe e que o risco tinha compensado!».

Ao cortar a meta, carregou no botão do rádio e falou para o seu chefe de equipa: «Franz, nunca mais esquecerei a tua cara quando te disse que iria arrancar de supermacios!». Um caso típico de quem riu no fim… Mas que acabou com um reconhecimento: «Tenho de agradecer à equipa por confiar em mim e na minha intuição». E é nestes detalhes que os grandes pilotos vão mostrando o seu talento e… enviam importantes mensagens para os responsáveis das grandes equipas!

Já refeito do susto, Franz Tost reconheceu: «Só tenho de felicitar o Carlos pela decisão arriscada que tomou! Sem o ‘safety car’ teria lutado por posições ainda mais acima e foi um prazer vê-lo a fazer uma corrida fantástica e a discutir posições com os pilotos que lutam pelos primeiros lugares!». Uma corrida de Sainz com uma mensagem implícita e complicada para a Red Bull: promovam-me à equipa principal (e como?...) ou deixem-me voar para outras paragens!

Partilhar Notícia.