F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Carlos Sainz na Renault é a chave para o negócio da Toro Rosso com a Honda

Na quadratura do círculo com vértices na McLaren, Renault, Toro Rosso e Honda, uma cascata de decisões estará prestes a suceder, tudo parecendo agora a inclinar-se para termos um McLaren/Renault e um Toro Rosso/Honda, em 2018. E quem poderá «soltar a represa» para que os anúncios se sucedam é… Carlos Sainz! A ida do piloto espanhol para a Renault é a chave para a solução deste imbróglio e, sinal importante, o próprio Helmut Marko, da Red Bull, já não afasta o cenário.

Segundo a revista francesa «Auto Hebdo», a Renault quer ser compensada pela quebra de contrato por parte da Toro Rosso, independentemente de ir equipar a McLaren. «A nossa posição é muito clara, temos contratos assinados que são muito precisos», explicou Cyril Abiteboul, director geral da Renault Sport. «Se a Red Bull quer pôr termo ao contrato da Toro Rosso, teremos de ter uma compensação, sob uma forma ou outra». Por exemplo receber Carlos Sainz na equipa? «Podemos encarar várias formas, desde uma compensação monetária até algo desse género».

«Aconteça o que acontecer, nada se fará em nosso prejuízo. Daí, sim, podemos imaginar um negócio em torno de Sainz, se for nossa intenção contar com ele». Ora isso nem se discute, pois a Renault já antes tentou, sem êxito, contar com o espanhol… De forma pragmática, Abiteboul esclarece: «A F1 é um imenso mercado onde tudo é negociável, mesmo aquilo que parece impossível de acontecer!».

Já começam a ser muitas pistas em direcção à grande mudança anunciada, mas esta história de Sainz ganhou ainda mais força quando Helmut Marko, responsável pelo programa de pilotos na Red Bull, sempre inflexível em relação a libertar Sainz, mostrou-se disposto a deixar o espanhol… ir à sua vida: «É muito difícil ter certezas absolutas na F1, nunca se está certo de nada, mas não ficaria surpreendido de o ver noutra equipa em 2018», referiu o austríaco.

O que faz sentido é que Sainz entre na Renault no início de 2018, abrindo as portas da Toro Rosso ao francês Pierre Gasly. Mas apareceram até notícias a dar conta de que a troca poderia fazer-se ainda nas últimas corridas deste ano, com o sacrifício de Jolyon Palmer que ainda não pontuou este ano…

Partilhar Notícia.