F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Conheça o novo «polícia» da FIA que vai caçar as «maroscas» dos engenheiros!

Tem apenas 39 anos mas é quem vai passar a controlar toda a parte técnica da Fórmula 1, a ser o… «polícia» da FIA para limitar o espírito inventivos dos engenheiros das dez equipas! Marcin Budkowski, ex-engenheiro de aerodinâmica tanto na Ferrari como na McLaren, é o novo Responsável Técnico da FIA, substituindo no cargo Charlie Whiting que, ao que se sabe, se irá concentrar apenas na direcção das corridas.

Este engenheiro francês de origem polaca começou muito cedo na F1, tendo trabalhado na aerodinâmica da Ferrari nos gloriosos anos de 2001 a 2007, tendo então passado para a McLaren, onde esteve até 2014. Aí passou para o lado… do «inimigo» passando a trabalhar para a FIA, ajudando a controlar as «maroscas» das potentes equipas de engenharia. Agora fica a liderar esse processo, sendo a ele que reportam todos os restantes delegados técnicos, nomeadamente Jo Bauer, também com responsabilidades na parte da segurança.

E Budkowski estreia-se já com dois bons berbicachos para resolver, com as dúvidas existentes em relação à legalidade das suspensões utilizadas por Mercedes e Red Bull. Dúvidas levantadas pela Ferrari que alega poderem os sistemas da suspensão dianteira terem efeitos dinâmicos na posição do carro em pista, ou seja, influenciando a aerodinâmica em andamento, o que é proibido. Mas também a Red Bull levantou a agora dúvidas em relação à Mercedes estar a queimar óleo juntamente com gasolina nas qualificações para ganhar mais alguns cavalos, o que a FIA já veio recordar que é proibido!

Quanto a Charlie Whiting, a sua posição como director de prova parece, para já, firme. E, na verdade, faz sentido que se concentre apenas nesta função (que tão bem tem desempenhado), em especial numa época em que foi prometida maior liberdade aos pilotos para lutarem em pista. Recebeu, entretanto, um novo ajudante, o ex-Toro Rosso Laurent Mekies, que ocupará o lugar deixado vago pela reforma de Herbie Blash.

Partilhar Notícia.