F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Dois Toros penalizados, Sainz desculpa-se, Kvyat explode em fúria!

Os comissários desportivos do G.P. do Canadá tiveram mão pesada com os dois pilotos da Toro Rosso, embora por motivos diversos e também com razões bem distintas. Carlos Sainz aceitou as consequências de ter provocado um acidente ainda na primeira volta, Daniil Kvyat ficou revoltado por ter sido penalizado duas vezes pela mesma falha na interpretação dos regulamentos e, além disso, ainda levar com dois pontos na superlicença!

O piloto espanhol foi o primeiro a reconhecer a sua culpa no incidente que acabou com a eliminação de Felipe Massa e a sua própria, depois de ter dado um toque no Haas de Romain Grosjean, o que descontrolou o Toro Rosso por completo, indo acertar no Williams. «As minhas desculpas ao Grosjean e, por consequência, ao Massa. O Romain estava no meu ângulo morto e nunca me apercebi da sua presença. Ainda bem que estamos todos bem!», escreveu no Twitter.

Os comissários acharam que a sua manobra não tinha sido propositada mas que tinha havido negligência e que tinha sido potencialmente perigosa. Aplicaram-lhe, por isso, uma penalização de três lugares na grelha de partida do próximo G.P. do Azerbaijão, além de mais dois pontos na superlicença que já acumula sete nos últimos 12 meses. Um total de 12 pontos em 12 meses leva a uma corrida de suspensão… Sainz tinha também recebido uma reprimenda na sexta-feira, por um incidente em pista com Kevin Magnussen.

Já o caso de Daniil Kvyat diz respeito ao russo não ter conseguido largar para a volta de formação da grelha, saindo atrasado e recuperando terreno até ao final do pelotão. Mas demorou a recuperar a sua posição na grelha, não o tendo feito antes da linha de «safety car». Por isso, foi-lhe aplicada uma sanção de passagem pelas «boxes» mas os comissários perceberam que… se tinham enganado e que deveria ter sido um «stop and go». Por isso aplicaram-lhe mais 10 s na sua paragem, o que deixou o russo – que até abandonaria por problemas mecânicos – enfurecido!

Kvyat não foi meigo com as palavras… «Estava colérico, fervia dentro do capacete! Ser penalizado duas vezes pelo mesmo incidente é uma anedota! E depois, no final, ainda soube que teria mais dois pontos na superlicença o que é inda mais ridículo! Mas somos pilotos de F1 ou condutores de táxis?! Isto é uma farsa! Vou falar com o Charlie [Whiting, director de prova] para lhe dizer umas coisas… Eles [comissários] só têm uma coisa para fazer e nem mesmo isso conseguem fazer bem!». Só isto é coisa para lhe valer… mais uma penalização!

Partilhar Notícia.