F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Dores de cabeça na Mercedes alegram corações dos «tifosi»! Pode a Ferrari vencer?!

As esperanças dos «tifosi» numa vitória da Ferrari em Monza aumentaram depois de assistirem ao problema de Nico Rosberg com o novo motor que a Mercedes estreou em Itália. E com as dúvidas que a equipa campeã do Mundo não consegue esconder acerca de unidade montada no carro de Lewis Hamilton!

De tal forma que ontem as reuniões entre os engenheiros e os pilotos prolongaram-se até ao fim do dia, constando que se terá discutido uma eventual redução do regime máximo do motor de Hamilton para o defender de qualquer problema. Ao fim da tarde de ontem, a maior dor de cabeça da Mercedes era não ter compreendido totalmente o que se passara com o motor de Rosberg que tinha cedido ao fim de três sessões de treinos livres. Os técnicos na pista estariam a contar com a ajuda da fábrica de motores, em Brixworth (Inglaterra) para uma análise mais detalhada, de forma a perceberem o que realmente se passara.

Daí que todos os cenários estivessem a ser considerados, como explicou Toto Wolff, director desportivo da Mercedes. «Na verdade não sabemos ainda as causas do problema do motor do Nico, mas não cremos que seja algo relacionado com a ‘performance’. Quanto ao motor do Lewis, fica um grande ponto de interrogação em relação ao que sucedeu ao outro motor e aos riscos potenciais para o do Lewis».

E Wolff nem descarta a possibilidade de uma troca de motor de última hora no carro de Hamilton, o que implicaria abrir mão da «pole position», com o campeão do Mundo a ter de partir das «boxes»! «Se, entretanto, virmos que há um problema verdadeiramente grande e que pode pôr a corrida do Lewis em risco, então poderemos considerar essa hipótese. O nosso carro tem um óptimo ritmo de corrida e será sempre melhor jogar pelo seguro. Mas continuo a acreditar que foi algum problema que podemos solucionar».

Daí o aumento da esperança para os lados da Ferrari! Poderá a nova versão do motor Mercedes ter alguma fragilidade que deixe espaço ao sonho dos ferraristas de verem um sucesso do «cavallino» em casa?! Hipótese que não deve ser descartada, embora haja um piloto da Mercedes, com um motor «cansado» de cinco fins-de-semana de Grandes Prémios mais uma qualificação, disposto a impedir a festa vermelha, no caso de Hamilton ter algum problema.

Porque Nico Rosberg continua a acreditar que Vettel e Raikkonen serão «presas» fáceis… «Os Ferrari certamente que conseguirei batê-los, o Lewis já será mais difícil. Fiquei a sete centésimos dos Ferrari na qualificação e penso que na corrida eles não poderão usar a mesma cartografia do motor que usaram na qualificação, por isso tenho uma boa hipótese».

Para isso terá, contudo, de alterar ligeiramente as afinações do seu carro, pois o alemão também não estava muito satisfeito com o comportamento do chassis, muito rígido para poder estar mais junto ao solo. Provavelmente terá de ir na direcção da afinação escolhida por Hamilton, um pouco menos seca mas que permite atacar as chicanes de forma mais agressiva e sem provocar tanta instabilidade. O que foi, aliás, um dos segredos dos Ferrari. Há muito tempo que uma corrida não prometia tanto… Esperemos que cumpra!

Partilhar Notícia.